Tags

, , , ,

04. É comum o cozinheiro utilizar-se do bicarbonato de sódio (NaHCO3) para apagar chamas causadas pela combustão da gordura. Quando lançado sobre as chamas, o sal decompõe-se, originando gás carbônico, que abafa ainda mais a chama. A equação de decomposição do bicarbonato de sódio e as entalpias-padrão de formação (∆Hof) das substâncias envolvidas estão representadas a seguir.

Sob condição padrão, a decomposição do bicarbonato de sódio

A) libera 85 kJ.              B) absorve 85 kJ.

C) absorve 1185 kJ.    D) libera 1185 kJ.

Comentários:

5. A água do mar pode ser fonte de materiais utilizados pelo ser humano, como os exemplificados no esquema abaixo.

Os materiais I, II, III e IV existem como principal constituinte ativo de produtos de uso rotineiro. A alternativa que associa corretamente água sanitária, fermento em pó e solução fisiológica com os materiais obtidos da água do mar é:

Água sanitária

Fermento em pó

Solução fisiológica

a)

II

III

IV

b)

III

I

IV

c)

III

IV

I

d)

II

III

I

e)

I

IV

III

Comentários: Presente na água sanitátia o sal Hipoclorito de sódio; no fermento biológico, Bicarbonato de sódio; e Solução fisiológica que é uma solução salina, com cloreto de sódio.

06. Em 2006, na capital paulista, um acidente causou o vazamento de butilmercaptana. Seus sinônimos são butanotiol e álcool tiobutílico (C4H9-SH). Sobre a butilmercaptana, são feitas as seguintes afirmações:

 I. Apresenta massa molar igual a 90g/mol.

II. Apresenta maior pressão de vapor do que a águas, nas mesmas condições.

III. É menos densa que o ar, nas mesmas condições.

Dados: (H=1; C=12; S=32)

São corretas as afirmações contidas em:

a)     I, II, III                    d) II e III, apenas

b)    I e II, apenas        e) I, apenas

c)     I e III, apenas

Comentários: Determina-se a massa molar somando as massas atômicas com suas respectivas quantidades,

Com a adição de um soluto à solução, aumenta-se sua pressão máxima de vapor. É por este fenômenos que o ponto de ebulição do solvente aumenta.

Se o gás fosse mais denso que o ar, ele não conseguiria se dispersar a certas alturas , se concentrando em pontos mais baixos, próximos ao chão.

07. Recentemente, o governo canadense proibiu a comercialização de mamadeiras e
chupetas produzidas com um tipo de plástico considerado tóxico, por conter um tipo de plástico considerado tóxico, por conter uma substância chamada “Bisfenol A” (BPA). Toxicologistas alertam que o produto químico contamina os alimentos quando esses forem armazenados ainda quentes em um recipiente fabricado com BPA. O limite de segurança aceito para ingestão do “Bisfenol A”, segundo a Agência Americana (EPA), é de 50 ppb/dia (partes por bilhão, por dia). Admita que uma criança que se alimente exclusivamente com o conteúdo de cinco mamadeiras de 0,250 L de leite quente ingira do limite diário aceitável. Assim a quantidade de BPA presente em casa mililitro de leite ingerido será de :

 a)     1,0.10-2 ppb                            b)     1,0.10-3 ppb

c)     12,5.10-3 ppb                          d)     1,0.101 ppb

e)     4,0.10-2 ppb

Comentários: De acordo com o texto, o limite de segurança do Bisfenol A é de 50 ppb (partes por bilhão) por dia. Sendo assim, calcula-se:                           
                                                50 ppb 1 dia
50 g de”Bisfenol A” 10 9 g de leite (10 a nona)

Considerando a densidade do leite = 1 g/m L, pois a quantidade de soluto dissolvido é muito pequena, é possível calcular:
50gde”BisfenolA” IO 9 g (10 a nona)
leite 109mL
leite (1 L = 1 000 m L) 10 6 L de leite (10 a sexta)
Como o texto mencionou que a criança ingere cinco mamadeiras, que contêm um volume de 0,25 L de leite, tem-se um volume total de 1,25 L. Dessa forma, a criança está ingerindo um quarto do limite máximo aceitável, isto é, um quarto de 50 ppb, o que corresponde a 12,5 ppb.

                                      1,25 L de leite = 1 250 mL de leite 12,5 ppb
1ml_de leite ….y
y = 10’2 ppb.

08. Apesar da posição contrária de alguns ortodontistas, está sendo lançada no mercado internacional a “chupeta anticárie”. Ela contém flúor, um já consagrado agente anticárie, e xylitol, um açúcar que não provoca cárie e estimula a sucção pelo bebê; Considerando que o flúor para esse fim aparece na forma de fluoreto de sódio (NaF), a ligação química existente entre o sódio e o flúor é denominada:

a)     covalente polar                     b)     metálica

c)     dipolo-dipolo                        d)    iônica

e)     intermolecular

Comentários: Sódio é um metal e o flúor, ametal. Ligação entre estes dois elementos gera um composto iônico.

09. Hidroxiapatita, mineral presente em ossos e dentes, é constituída de íons fosfato (PO4)3- e íons hidróxido. A sua fórmula química pode ser representada por CaX(PO4)3(OH). O valor de x nesta fórmula é:

a) 1               b) 2             c) 3            d) 4            e) 5

 Comentários: O íon hidroxila (OH) tem carga -1; o íon fosfato carga -3, e o cálcio carga 2+. Realizando o cálculo conjunto dos ânions da hidroxiapatita, tem-se -1 +(- 3.3) = -1 – 9 = -10. A quantidade de elétrons recebidos deve ser a mesma de elétrons doados, logo o cálcio deve doar a mesma quantidade, como sua carga é +2 e o total transferido foi 10, dividide-se 10 por 2 que será igual a 5.

Continuem estudando!! A prova já está chegando!!

Anúncios