Água e suas propriedades físico-químicas

ESCASSEZ Menos de 1% do total de 1,39 bilhão de quilômetros cúbicos de água existentes na Terra é potável e de fácil acesso. Mas a escassez de água para utilização humana é principalmente uma questão de mau gerenciamento de uso. O crescimento demográfico, as alterações climáticas e a rápida urbanização do planeta estão entre os fatores que mais pressionam o ciclo hidrológico: consumimos água mais rápido do que a natureza tem capacidade de repô-la.

CONFLITOS A disputa pelo controle de rios e aqüíferos está entre as causas de importantes conflitos. A ONU identifica 273 aquíferos e 163 bacias hidrográficas transnacionais, que abrangem 145 países, nos quais vivem mais de 40% da população.

USOS As estáticas indicam que, quanto mais rica é uma nação, maior o consumo de água por habitante. Os países que não detém fontes suficientes para a agricultura importam água virtual (contida na produção de alimentos e manufaturados) de outras nações. Isso democratiza o acesso a esse recurso natural, mas ameaça comprometer as reservas dos países produtores.

Por mais sérias que sejam as crises financeiras, de alimentos ou de energia, nenhuma é tão ameaçadora em relação ao futuro da humanidade quanto à perspectiva de escassez de água. Não é possível substituir a água por outra substância como acontece com o petróleo, não existe “bioágua”.

Motivos da crise relacionados à ÁGUA Crescimento demográfico; Mudanças climáticas (inundações, chuva ácida, derretimento de geleiras, etc.); Contaminação das fontes (ação antrópica, lixo, pesticidas, impermeabilização, efluentes tóxicos, esgoto sem tratamento, etc.); Desperdício (irrigação, uso doméstico e industrial demasiado, mau uso das fontes, etc.).

Funções da água no organismo → A água dilui nutrientes, gases, íons em soluções que transitam pelas células e vasos sanguíneos, alimentando, limpando e regulando vários órgãos e sistemas do corpo. Além de estar presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima) e nas articulações.

ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS DA ÁGUA

Água: solvente de substâncias iônicas. Por ser polar, a água aproxima-se dos íons que formam um composto iônico (sólido) pelo pólo de sinal contrário à carga do íon, conseguindo assim anular sua carga e desprendê-lo do resto do sólido. Uma vez separado do sólido, o íon é rodeado pela água, evitando que ele regresse ao sólido.

Um exemplo claro é a ação da água sobre o NaCl (cloreto de sódio).

Propriedades físicas e químicas. A água, em seu estado natural mais comum, é um líquido transparente, assumindo a cor azul esverdeada em lugares profundos. Suas moléculas são interligadas por Ligações de Hidrogênio. Possui uma densidade máxima de 1 g/cm3 a 4 °C e seu calor específico é de 1 cal/°C. No estado sólido, sua densidade diminui até 0,92 g/cm3, mas são conhecidos gelos formados sob pressão que são mais pesados que a água líquida. Suas temperaturas de fusão e ebulição à pressão de uma atmosfera são de 0 e 100 °C, respectivamente. Ela é um composto estável que não se decompõe em seus elementos até 1.300 °C.

 Reage com os metais alcalinos (Li, Na, K, Rb e Cs) formando uma base e desprendendo hidrogênio:

Na + H2O → NaOH + H2.

Reage com alguns óxidos metálicos para formar hidróxidos, como por exemplo:

CaO + H2O → Ca(OH)2 (água de cal)

, e com os não-metálicos para formar ácidos,

SO2 + H2O → H2SO3

 (Um dos compostos formados na chuva ácida).

2 opiniões sobre “Água e suas propriedades físico-químicas”

  1. Conheçam alguns benefícios da água mineral e do filtro de barro neste post. Sem propagandas, o que você precisa saber independente de marca de qual água beber com qualidade sem fazer mal ao seu corpo. Comente e compartilhe sua opinião é muito importante.

    http://wp.me/p27WIE-7p – WordPress

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s