Agronegócios / Agropecuária

agronegócioÉ o conjunto de conhecimentos usados para planejar e gerenciar as atividades de uma propriedade rural, desde o cultivo até a administração dos negócios. O profissional de Agronegócios e Agropecuária define as estratégias que serão usadas durante toda a safra agrícola. Planeja a produção determinando os serviços necessários para a criação dos rebanhos ou para a produção agrícola, estabelece quantos funcionários serão contratados a cada safra, verifica os custos da produção e define o valor final do produto, buscando a melhor rentabilidade para o negócio. Pode atuar em fazendas, propriedades rurais de médio e pequeno porte e ainda em empresas e indústrias que comercializam insumos para a área rural. Em órgãos públicos, o profissional pode assessorar secretarias de Agricultura, Administração, Planejamento e a de Meio Ambiente nos cuidados com o solo, com a produtividade e com o meio ambiente, bem como na orientação a pequenos produtores. na indústria, coordena o beneficiamento, o armazenamento e a comercialização de produtos agropecuários.

Mercado de Trabalho

O mercado continua em alta tanto para o bacharel como para o tecnólogo, e há perspectiva de mais crescimento nos próximos anos. O Brasil aparece cada vez mais como um dos mais fortes produtores e exportadores de alimentos no mundo, já que os países da Europa e os Estados unidos estão no limite da produção. “E o Brasil ainda tem capacidade de aumentar o fornecimento”, afirma Leandro Bianchini de Castro, coordenador do curso de Tecnologia em Agronegócios da PUC-Goiás. Além disso, os incentivos dados pelo governo federal ao setor ajudam a movimentar e aquecer o mercado de trabalho. Um exemplo é o Plano Agrícola e Pecuário para 2011/2012, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que prevê a liberação de 107,2 bilhões de reais para os produtores, com estimativa de 170 milhões de toneladas de grãos produzidos no biênio. O plano também prevê a criação de uma linha de crédito para a compra de rebanhos bovinos e búfalos. A demanda pelo profissional é alta em todas as regiões do país. Em Goiás, o setor sucroalcooleiro é o que mais emprega o profissional da área. No nordeste, crescem e se profissionalizam a avicultura, a caprinocultura e a ovinocultura. E a plantação de frutas é cada vez mais forte naquela região. O interior de São Paulo e os estados do Sul também carecem do profissional. “O mercado deve continuar aquecido por mais de dez anos, porque essa é uma área que requer tempo para ser desenvolvida”, afirma o professor da PUC-Goiás.

Salário Inicial: R$ 2.725,00 (para o tecnólogo); fonte: Confea; R$ 2.779,50 (para o bacharel); fonte: Conselho Federal de Administração.

Curso

No bacharelado, nos dois primeiros anos, o aluno estuda as matérias mais específicas da área de administração, como contabilidade, noções de cálculo, finanças, administração de agronegócio, administração de recursos humanos, economia, sociologia, análise de custos e direito. Depois, têm início as matérias relacionadas à profissão, como mercado do agronegócio, cadeias agroindustriais, mercado internacional, política agropecuária, marketing do agronegócio, gestão ambiental e da qualidade no agronegócio e gestão da cadeia de suprimentos. Em algumas escolas ainda há aulas de inglês e espanhol. No último ano, exige-se a realização de um estágio supervisionado.

Atenção: A UFF, em Volta Redonda (RJ), oferece o curso de Engenharia de Agronegócio, que capacita o aluno a aplicar ferramentas da Engenharia de Produção em toda a cadeia produtiva do agronegócio.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Agroind.; Desenv. Agr. e Seg. Alimentar; Desenv. Rural e Gestão Agroind.; Eng. de Agroneg.; Gestão do Agroneg.

agronegóciosHá grande oferta de cursos tecnológicos no país. Grande parte é focada em agropecuária ou gestão do agronegócio. A grade básica dos dois tem disciplinas gerais, como contabilidade, administração da produção, finanças, gestão empresarial, gerenciamento de recursos humanos, física, química, genética, matemática e biologia aplicadas. Entre as matérias específicas de agropecuária estão práticas agronômicas, fertilidade do solo, fitopatologia, uso, manejo e conservação do solo e de pastagens, produção e manejo de animais, integração lavoura-pecuária, máquinas agrícolas e irrigação e drenagem – tudo para melhorar a produtividade da criação de animais e das plantações. As disciplinas específicas dos cursos focados em gestão do agronegócio são administração estratégica do agronegócio, mercados agroindustriais e comercialização agroindustrial, entre outras.

Atenção: Há cursos que habilitam o profissional especificamente para alguma área do setor agropecuário, como fruticultura, horticultura e produção de grãos.

Duração média: três anos.

Outros nomes: Agroecologia; Agroind.; Agroneg.; Agropecuária; Cafeicultura; Fruticultura; Gestão Agroind.; Gestão de Agroneg.; Gestão em Agroneg.; Horticultura; Mecanização Agrícola; Prod. Agrícola; Prod. de Grãos; Prod. de Origem Animal; Prod. Leiteira.

O que você pode fazer

Administração Rural

Coordenar, planejar e organizar propriedades rurais de pequeno, médio e grande portes, cuidando da gestão de pessoas, dos custos da produção e do contato com fornecedores e clientes.

Consultoria

Prestar assessorias a órgãos públicos e privados na área de gestão do agronegócio, definindo estratégias de produção e estudos de aproveitamento do solo.

Cultivo e produção

Cuidar de plantações e do manejo de animais em fazendas.

Desenvolvimento de produtos

Desenvolver defensivos agrícolas e outros produtos que visem a otimizar a produção.

Planejamento de produção

Definir com o agrônomo os tipos e como será feita a plantação em cada safra, os custos e o preço final do produto.

Vendas

Atuar em grandes indústrias vendendo equipamentos e insumos ao setor agrícola.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s