Astronomia

astronomia2É a ciência que estuda o universo, confrontando teorias físicas com observações feitas por telescópios. O astrônomo investiga a origem e a evolução do cosmo. Com telescópios e câmeras, observa os objetos cósmicos (estrelas, planetas, galáxias e outros corpos) e capta sua imagem para estudar seus movimentos, sua disposição pelo espaço e sua composição química. O domínio das mais modernas ferramentas de computação, utilizadas no processamento de imagens e dos dados, é fundamental para o desenvolvimento dessa área do conhecimento.

Mercado de Trabalho

O mercado para o astrônomo está,essencialmente, na área acadêmica, como professor ou pesquisador – e essa carreira passa, necessariamente, pela pós-graduação. Apesar de restrito, o campo de trabalho vem crescendo no Brasil. “Os avanços tecnológicos recentes, como novos e mais potentes computadores, e a participação do Brasil na Agência Espacial Europeia dão ao astrônomo brasileiro acesso ao que existe de mais atualizado em termos de tecnologia e informações astronômicas”, afirma o professor Alexandre Lyra, coordenador do curso de Astronomia da UFRJ. Há também possibilidade de trabalhar em empresas como a Embratel, no monitoramento dos satélites artificiais colocados em órbita e na análise dos dados e das informações por eles enviados. Não são muitas as vagas, mas há espaço também em planetários. O eixo Rio-São Paulo concentra a maior parte das oportunidades. E existe um mercado em crescimento em universidades e centros de pesquisa do Norte e Nordeste.

Salário inicial: R$ 3.300,00; fonte: prof. Alexandre Lyrade Oliveira, da UFRJ.

Curso

Engana-se quem imagina que na graduação ficará todo o tempo de olhos grudados astronomiano telescópio. Os modernos instrumentos de observação são manipulados por computadores, e boa parte dosdados é disponibilizada na internet. Física e matemática são a base teórica docurso. À medida que você avança na formação, pode dar ênfase à pesquisa, ao desenvolvimento de códigos numéricos, à área de instrumentação ou de divulgação científica. No fim do curso, para receber o diploma, é feita a defesa de uma monografia. Você também pode dedicar-se à Astronomia fazendo o bacharelado em Física e, depois, uma pós-graduação na área.

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

Divulgação

Montar exibições, dar palestras e coordenar visitas a planetários e museus, difundindo os conhecimentos astronômicos para o público leigo.

Ensino

Dar aulas de física, matemática ou astronomia no Ensino Médio.

Pesquisa

Trabalhar em universidades, observatórios e centros de pesquisas espaciais, estudando a física e a dinâmica dos corpos celestes, seu tamanho e seus movimentos, bem como sua composição química, origem e evolução.

1 opinião sobre “Astronomia”

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s