Saúde

curso de saudeSão as técnicas e os conhecimentos usados para intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população em geral ou de determinado grupo, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O bacharel em Saúde dirige, planeja, administra e supervisiona as políticas sociais de saúde de órgãos públicos ou privados. Também pesquisa e propõe ações para controlar os malefícios causados por fatores ambientais, como a água imprópria ao uso e a poluição do ar. Faz auditorias, pesquisas e avalia as práticas realizadas nos serviços e unidades de saúde. Pode atuar ainda em educação, saúde, vigilância sanitária e no terceiro setor.

Mercado de Trabalho

Ainda não há bacharéis no mercado, mas as perspectivas são boas. Na Europa, o curso existe há 20 anos. E, no Brasil, é grande a demanda por profissionais que trabalhem na gestão de políticas públicas de saúde – como saúde do trabalhador, segurança alimentar e gestão de unidades de saúde – e atuem na elaboração e no controle de campanhas. Com as epidemias cada vez mais globalizadas, outro campo promissor é o da vigilância sanitária e epidemiológica. Há necessidade de profissionais aptos a analisar a conjuntura dessas doenças, elaborar estratégias e propor programas de combate. Os mercados mais atraentes estão nas capitais do Sudeste e do Sul. “Mas todas as regiões do país necessitam desse profissional, porque cada uma tem características próprias, e as políticas têm de levar em conta essas particularidades. Além disso, sempre surge uma nova doença, uma indústria ou uma usina que ameaça afetar a qualidade de vida da população”, diz Fernando Fonseca, coordenador do curso de Gestão em Saúde Ambiental, da Faculdade de Medicina do ABC.

Curso

Desde o primeiro ano, as disciplinas específicas de saúde são maioria na grade curricular dos bacharelados. Estudam-se anatomia, saúde ambiental, fisiologia, epidemiologia, saúde ocupacional, legislação sanitária, planejamento e gestão em saúde, biologia, química, políticas públicas em saúde e auditoria em unidades de saúde. Também há matérias como comunicação e expressão, ciências sociais, economia, informática e inglês. São obrigatórias a realização de estágio supervisionado e a entrega de um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Análise de Polít. e Sist. De Saúde; Gestão de Saúde; Gestão de Serv. de Saúde; Gestão em Saúde Amb.; Gestão em Saúde Coletiva; Gestão em Sist. e Serv. de Saúde; Saúde Coletiva; Saúde Públ.

Duas universidades oferecem bacharelado interdisciplinar (BI) em Saúde: a UFBA e a UFRB. Na primeira, depois de um ano e meio de formação básica, não só na área de saúde, mas também nas de humanidades e artes, parte-se para a formação específica, em que o aluno escolhe sua área de concentração – Bio-interação; Estudos da Subjetividade e do Comportamento; ou Saúde Coletiva – para continuar por mais um ano e meio. Após cursar os três anos, ele recebe o diploma de bacharel interdisciplinar em Saúde e pode seguir, após seleção, outro curso da UFBA que tenha relação com a área de concentração escolhida. Já na UFRB, o aluno estuda por dois anos e meio matérias da área de humanas e da de saúde. O último semestre é dedicado à área de concentração, e o aluno pode escolher entre Saúde Coletiva ou Biociências. A partir daí, ele tem a possibilidade de continuar os estudos nos cursos opcionais: Enfermagem, Nutrição e Psicologia.

O que você pode fazer

curso de saude 2Auditoria

Avaliar e emitir pareceres a respeito das práticas realizadas nos serviços e unidades de saúde.

Promoção da saúde

Planejar e executar ações que visem à melhoria das condições de saúde da população em geral ou de determinado grupo.

Supervisão

Coordenar e gerir unidades e centros de saúde.

 Fonte: Guia do Estudante

Deixe um comentário