EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICAÉ a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de exercícios e atividades corporais. O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência, aplicando exercícios especiais. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. É possível, ainda, atuar sozinho ou participar de equipes multiprofissionais com médicos, psicólogos e fonoaudiólogos.Para exercer a profissão é obrigatório o registro no respectivo conselho (Confef/Crefs). Para lecionar é necessário o diploma de licenciatura. Além de trabalhar na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos como livros, textos, vídeos e ambientes virtuais de aprendizagem.

Qual é a diferença entre Educação e Esporte?

Quem se forma em Educação Física terá matérias mais ligadas às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, preparando-se para uma atuação diretamente ligada ao ensino e à aplicação de atividades físicas para pessoas ou grupos, seja em ambientes escolares, seja em academias e centros esportivos. Já o bacharel em Esporte atua, basicamente, como técnico ou preparador físico de atletas ou de equipes nas modalidades esportivas. Em geral, esses profissionais disputam as mesmas vagas no mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho

Segundo dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association, órgão internacional que congrega clubes de esporte e fitness, entre 2007e 2010 o número de academias duplicou no Brasil. Hoje, passam de 17 mil estabelecimentos. Nessas academias e em outras iniciativas de promoção do condicionamento físico, como centros de convivência, estima-se que quase 4 milhões de pessoas se exercitem diariamente. Isso demonstra o bom momento por que passa o mercado para o profissional em Educação Física, movido pela preocupação generalizada da população com o bem-estar e a saúde. “Nos anos 1980, o mercado oferecia oportunidades fundamentalmente em escolas”, diz Vagner Roberto Bergamo, coordenador do bacharelado e da licenciatura em Educação Física da PUC-Campinas. ” Depois, as contratações começaram a crescer nas prefeituras, nos clubes e nas academias.” Existe também chance em grandes empresas, que criam programas de qualidade de vida para os funcionários, em clínicas e hospitais, que contratam o educador físico para tratar do condicionamento físico dos pacientes, e em hotéis, resorts e spas, que demandam o profissional para dar aulas e atuar na recreação de crianças, jovens e adultos. Afora esses locais tradicionais, o profissional pode atuar como personal trainer. A área de ensino (Fundamental e Médio), no entanto, ainda é a que concentra as maiores oportunidades de trabalho formal. As regiões Sul e Sudeste concentram a maioria das vagas. Mas no Nordeste o setor de turismo absorve muitos profissionais, para trabalhar em hotéis ou como guias em turismo de aventura, coordenando e organizando a prática de esportes na natureza, como rapel, escalada e trekking.

Salário inicial: R$ 1.518,00 (São Paulo-SP); R$ 1.180,00 (demais municípios – SP); fonte: Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo.

Curso

Durante o curso, o aluno encontra muitas matérias da área de Biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. Aprende, ainda, estatística, administração e economia, afora disciplinas específicas, como desenvolvimento motor. Além do estágio obrigatório, algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso. Para dar aula nos ensinos Fundamental e Médio, é preciso fazer licenciatura.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Ciên. da atividade fís.; Educ. fís. e Esporte.

O que você pode fazer

EDUCAÇÃO FÍSICA 2

Condicionamento físico

Auxiliar na realização de exercícios individuais como personal trainer e também em clubes, academias de ginástica ou empresas para melhorar as condições de saúde das pessoas.

Ensino

Dar aulas nos ensinos fundamental e Médio.

Grupos especiais

Instruir e acompanhar idosos, gestantes, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes em atividades físicas que beneficiem a saúde.

Performance

Orientar indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas competitivas olímpicas e não olímpicas.

Recreação

Entreter hóspedes, associados e turistas em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios.

Terceiro setor

Gerenciar, implementar e desenvolver projetos sociais de inclusão esportiva.

Turismo ecológico

Coordenar atividades ao ar livre, como montanhismo e exploração de cavernas.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s