Pedagogia

É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de pedagogia logoescolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.

Cursos na mira do MEC

Os cursos de Pedagogia do país são supervisionados pelo Ministério da Educação (MEC) para que sua qualidade seja avaliada. No caso da supervisão especial, a avaliação é baseada em resultados insatisfatórios no Enade e no IDD. As instituições, no entanto, podem entrar com recurso no Conselho Nacional de Educação para tentar reverter as decisões. Até setembro de 2011, o curso da Ieda, em Assis (SP), havia sofrido redução de vagas e o da Anaec, em Nova Andradina (MS), estava em processo de encerramento da oferta.

Mercado de Trabalho

pedagogo2O mercado de trabalho para o pedagogo apresenta dois grandes espaços. O primeiro é atuar como professor de educação infantil e nas funções de administração escolar. Nesse caso, os principais empregadores são as escolas, públicas ou privadas. Nas públicas, o pedagogo é contratado por concurso, e tem havido expansão nas vagas. Secretarias estaduais e municipais de Educação em todo o país vêm abrindo concursos para funções de direção, coordenação e orientação pedagógica. A segunda possibilidade é atuar em outros tipos de espaço em que haja ação educativa, como o campo de tecnologia educacional, em que o profissional cria, analisa e avalia materiais pedagógicos. Já nesse caso, os contratantes são ONGs, institutos e cooperativas. A rede hospitalar também contrata esse profissional, para trabalhar em brinquedotecas, desenvolvendo atividades que proporcionem o bem-estar de crianças doentes, e para acompanhamento pedagógico de crianças com longo tempo de internação, o que as obriga a ficar longe da escola. Há, ainda, oportunidade em grandes empresas, como Coca-Cola, Natura,Bradesco e Banco do Brasil, para atuar tanto na educação corporativa quanto em setores específicos voltados para a educação. “Outra área que ganha espaço é ade recreação e lazer em grandes resorts”, diz o professor Carlos Honório Pinheiro, do curso da Universidade Anhembi-Morumbi. “Nesses locais de trabalho,o pedagogo dá caráter educativo a brincadeiras e atividades de lazer.” Além disso, os graduados nesse curso também podem atuar como arte-educadores,utilizando técnicas artísticas como colagens e esculturas no ensino de jovens e crianças. Prefeituras necessitam de equipes multidisciplinares na área socio educativa, e a presença de um pedagogo é fundamental para a criação de projetos educacionais.

Salário inicial: R$ 843,25 (professores da Educação Infantil até o Ensino Fundamental II); fonte: Sindicato dos Professores de São Paulo.

Curso

O acréscimo de um ano no Ensino Fundamental – que passou a incluir o que antes era o último ano do Ensino Infantil – mexe com a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com isso, as escolas estão tendo de rever a grade curricular do curso, porque agora elas têm, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais, o que exige o aumento da carga horária. Ainda assim, a partir de agora, o graduado sai sem nenhuma habilitação específica. A carga maior do curso, que dura em média quatro anos, é na área de ciências humanas e sociais aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. Para orientação educacional, há aulas de psicologia e metodologia. O currículo inclui, ainda, disciplinas optativas, que permitem ao aluno complementar sua formação em filosofia, história ou artes.

Atenção: Algumas instituições mantêm cursos com um foco específico, como: Arte-Educação; Educação Especial; Educação do Campo, para atuação em escolas rurais e Educação Indígena. Outras escolas oferecem, ainda, cursos como Comércio e Administração, Construção Civil e Eletrônica, que formam professores. O estágio é obrigatório.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Arte-Educação; Comércio e Adm.; Constr. Civil; Educ. do Campo; Educ. Especial; Educ. Infantil; Eletrôn.; Form. Docente Indígena; Normal Sup.; Ped. Soc.

A Ufopa, em Santarém (PA), oferece uma licenciatura interdisciplinar (LI) em Ciências da Educação,com duração de três anos. Após esse período, o licenciado tem a opção de fazer outra licenciatura (mais dois anos e meio de duração) em Pedagogia, Educação Infantil, Educação Especial ou Gestão e Coordenação Pedagógica.

O que você pode fazer

pedagogo

Administração escolar

Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.

Ensino

Lecionar nas cinco primeiras séries do Ensino fundamental.

Educação especial

Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de deficiência.

Orientação educacional

Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.

Pedagogia empresarial

Desenvolver projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições.

Supervisão educacional

Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, para melhorar a qualidade do ensino.

Treinamento de recursos humanos

Desenvolver programas de treinamento para os funcionários de uma empresa.

Fonte: Guia do Estudante

1 opinião sobre “Pedagogia”

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s