Esse profissional cuida do planejamento, da organização, da promoção e da divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. Ele gerencia a organização de viagens, feiras, congressos e exposições. Em agências, operadoras e sites turísticos, comanda os trabalhos de venda de passagens, reserva de hotéis e programação de passeios e excursões. Além disso, gerencia atividades em hotéis, empresas de transporte ou de eventos e em empreendimentos de lazer, como parques temáticos, e acompanha grupos de turistas. Em prefeituras e órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais.
Fique de olho
O Turismo vive bom momento
Além do crescimento já verificado no turismo brasileiro nos últimos anos cerca de 10% ao ano , a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil mantém o mercado aquecido. O grande destaque fica por conta do turismo doméstico, responsável por 85% dessa receita. Apenas no primeiro semestre de 2012, os aeroportos brasileiros registraram 40,8 milhões de desembarques domésticos, o que significa que os brasileiros estão percorrendo cada vez mais o próprio país. A ascensão da classe C, que conquistou melhores salários e mais opções de crédito e financiamento, é um dos principais motivos que explicam esse crescimento.
Mercado de Trabalho
Com forte demanda, as opções de colocação para o profissional dessa área se diversificaram. Além do mercado tradicional nas agências de turismo, os segmentos de hotelaria, eventos, entretenimento, cruzeiros marítimos e transportes aéreos buscam tanto o bacharel quanto o tecnólogo. Ambos os profissionais trabalham nas áreas operacionais (serviços básicos do turismo, como recepção em hotéis e atendimento em agências de viagens) e táticas (serviços gerenciais). “A diferença é que o bacharel tem maiores oportunidades de atuar em áreas estratégicas, como estudo de mercado, planejamento de expansão e ações de marketing”, explica Renata Maria Ribeiro, da Unesp, em Rosana (SP).
Salário inicial: R$ 2.000,00 (fonte: Conselho Federal de Administração); R$ 1.100,00, para o tecnólogo (fonte: prof. Brenno Vitorino Costa, do IFSP).
Curso
Há muitos cursos de bacharelado no Brasil. Antes do vestibular, preste atenção no currículo de cada escola, pois alguns dão mais ênfase à administração e outros aos setores específicos, como ecoturismo. Mas grande parte é parecida e busca fundamentos da administração, da contabilidade e do marketing, além de disciplinas de formação humanística, como história, geografia e português. As matérias específicas, como planejamento turístico, e as práticas, organização de passeios e eventos, são responsáveis por boa parte do curso. O estágio é obrigatório a partir do terceiro ano.
Duração média: quatro anos.
Outro nome: Lazer e Tur.
O curso tecnológico forma profissionais para atuar, por exemplo, no setor de reservas de companhias aéreas e de agências de viagens, eventos e turismo receptivo. Apesar de haver graduação em diversas áreas específicas do turismo, a maioria dos cursos tem matérias de administração, além de outras relacionadas a cultura, geografia e meio ambiente. Cada curso oferece disciplinas voltadas para sua área de atuação. O estágio é obrigatório, e, para tirar o diploma, você deve apresentar também um trabalho de conclusão de curso. Atenção: a Fisul, em Garibaldi (RS), oferece curso com ênfase em enoturismo.
Duração média: dois anos.
Outros nomes: Gestão em Tur. receptivo; Gestão em Tur.; Tur. e Hot.; Tur. receptivo; Tur.
O que você pode fazer
Agência de viagens
Organizar roteiros turísticos e ecoturísticos e apresentá-los aos clientes, informando-os sobre meios de transporte, opções de hospedagem e atrações dos locais que serão visitados. Emitir passagens, reservar vaga em hotéis, restaurantes e espetáculos.
Alimentos e bebidas
Atuar em restaurantes, casas noturnas e hotéis na coordenação, gestão e operacionalização da área.
Ecoturismo
Organizar roteiros ecológicos e guiar turistas.
Eventos
Organizar, desenvolver e apresentar eventos tanto de negócios quanto de entretenimento.
Hotelaria
Administrar hotéis e supervisionar os serviços oferecidos aos hóspedes. Negociar com fornecedores de mantimentos. Auxiliar no planejamento da montagem e na organização de novos empreendimentos hoteleiros.
Marketing
Desenvolver análises de mercado, buscando estratégias para satisfazer as necessidades dos clientes, mantê-los fiéis e captar novos. criar projetos de divulgação de um município, um estado, uma região, uma propriedade ou um produto, de modo a atrair visitantes e investimentos.
Planejamento
Identificar o potencial turístico e elaborar estratégias de exploração nesse segmento em um município, estado ou região. Analisar o impacto do turismo sobre o meio ambiente e a cultura local, estimular a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da atividade.
Transporte
Atuar na coordenação e supervisão de serviços de empresas aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias.
Turismo de negócios
Organizar viagens e eventos para profissionais, como congressos, feiras e convenções.
Fonte: Guia do Estudante
Você precisa fazer login para comentar.