Matemática

É a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. O matemático utiliza a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Desenvolve aplicações dos cálculos matemáticos usados na pesquisa pura e nas mais diversas áreas da ciência aplicada. Elabora fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas que lidam com computação, biologia, marketing ou engenharia. Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas econômica, financeira, física e de pesquisa, entre outras. Quem faz licenciatura está habilitado a atuar no magistério, como professor nos ensinos Fundamental e Médio.

Mercado de Trabalho

O maior mercado para esse profissional está na docência. De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Educação, em 2008, há um déficit de 240 mil professores da 5ª série ao Ensino Médio. Matemática está entre as áreas mais críticas. “Há vagas em todo o país, mas especialmente no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste, principalmente para o Ensino Médio”, diz o professor Marcelo Almeida de Souza, coordenador do curso de graduação da UFG. A criação de mais universidades federais abre vagas no ensino superior, destinado a professores com pós (mestrado e doutorado). Apesar de mais tímida, existe ainda procura pelo matemático em outros setores econômicos, como o bancário e financeiro. Grandes capitais, principalmente das regiões Sul e Sudeste, constituem os mercados mais atrativos.

Salário inicial: R$ 1.187,00 (40 horas semanais para professor da educação básica pública); fonte MEC.

Curso

O estudo de teorias matemáticas e suas diversas aplicações acompanha toda a trajetória do aluno. Nos dois primeiros anos, o currículo traz cálculo diferencial e integral, álgebra e geometria, além de aulas de informática, probabilidade e estatística. A partir do terceiro ano, quem opta por licenciatura passa a ter aulas de disciplinas de Pedagogia. Quem segue o bacharelado se aprofunda em matemática. Em determinados cursos, a matemática é aplicada a uma área específica do conhecimento, informática ou computação.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Matem. Aplic. a Neg.; Matem. Aplic.; Matem. Comput.; Matem. e Comput. Científica; Matem. Ind.

O que você pode fazer

Análise numérica

Traduzir modelos matemáticos para a linguagem de computadores.

Ensino

Lecionar em escolas de ensinos fundamental e Médio para dar aulas na educação superior é preciso ter pós-graduação.

Modelagem

Construir modelos matemáticos que simulem situações reais, a fim de antever e prevenir problemas, em parceria com físicos, químicos e engenheiros. O trabalho nessa área costuma ser feito em indústrias, instituições financeiras ou centros de pesquisa.

 

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s