Biblioteconomia

São a classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas librarye centros de documentação. O bibliotecário trabalha como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. Nos últimos tempos, a atuação do profissional de biblioteconomia tem se voltado cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, empregando para isso os sistemas de informática e a internet.

 PRECISA-SE DE BIBLIOTECÁRIOS

A instalação de bibliotecas em todas as escolas do país se tornou obrigatóriabibliotecário graças a uma lei federal sancionada em 2010. Isso significa que, além de construir o espaço físico (o Censo da Educação, de 2008, calculou um déficit de 93 mil bibliotecas no Ensino Fundamental), será necessário formar profissionais de biblioteconomia. Hoje, o Brasil conta com mais de 21 mil bibliotecários, mas até 2020 – prazo máximo para a instalação dos acervos – esse número precisa chegar a quase 180 mil. Uma boa notícia para um mercado que também vêm crescendo por causa do surgimento de novas tecnologias, como as bibliotecas digitais.

Mercado de Trabalho

A lei federal sancionada em 2010 aquece o mercado para esse profissional. “Onúmero de escolas é muito maior do que o número de profissionais formados anualmente pelas faculdades de Biblioteconomia, e, portanto, faltarão bibliotecários no mercado nos próximos anos”, diz a professora Vânia Mara Alves de Lima, coordenadora do bacharelado em Biblioteconomia da USP, de São Paulo. A necessidade das empresas de recorrer à internet como ferramenta para aumentar a competitividade também aumenta a demanda pelo bibliotecário, que se especializa na organização de conteúdo em espaços virtuais, na gestão de serviços de informação e na avaliação de conteúdos em bibliotecas digitais. Nesse campo, há oportunidades em empresas, centros de documentação públicos e privados, museus, editoras e livrarias. As bibliotecas públicas e universitárias são as que mais têm buscado esse bacharel. São Paulo é o estado que mais emprega, mas há boas ofertas no Rio de Janeiro e nos estados da Região Sul, principalmente, na capital gaúcha, Porto Alegre.

Salário inicial: R$ 1.790,00 (fonte: Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Paraná).

Curso

Entre as disciplinas básicas presentes no início do curso encontram-se língua portuguesa, inglês, história e literatura. Entre as específicas estão incluídas história do registro da informação, história social do conhecimento, das bibliotecas, da biblioteconomia e da ciência da informação, formação de leitores, geração e organização de instrumentos de recuperação, indexação, serviços de provisão e de acesso e arquitetura da informação. O curso oferece, ainda, aulas de introdução à economia e à contabilidade, marketing e administração de unidades de informação. Com essas matérias, o estudante adquire o conhecimento necessário para montar sistemas de organização e de acesso aos dados. O estágio curricular é obrigatório e exige-se, ainda, uma monografia de conclusão de curso.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Biblioteconomia e Ciên. da Inf. e da Documentação; Biblioteconomia e Ciên. da Inf.; Biblioteconomia e Documentação; Biblioteconomia e Gestão de Unid. de Inf.

Fonte: Guia do Estudante

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s