Thatcherismo – Margaret Thatcher

margareth

O período denominado de Thatcherismo começou no Reino Unido em 1979, quando os conservadores vencem as eleições e Margaret Thatcher torna-se primeira-ministra, ela foi a primeira mulher a dirigir uma democracia moderna, cargo no qual ficou por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990.

Durante o seu governo, a maior parte do setor público é privatizada. Os sindicatos se enfraquecem e o desemprego cresce. No mesmo período, o país descobre petróleo no mar do norte.

Em 1982, após a vitória do reino Unido na Guerra das Malvinas, o governo e a imagem de Thatcher se fortalece e ela vence as eleições. Entre 1984 e 1985 enfrenta, sem fazer concessões, uma greve de mineiros que se estende por mais de um ano. Por conta da atitude que tomou durante a greve, e outras medidas duras de seu governo, ganha o apelido de Dama de Ferro e abre caminho para mais uma reeleição em 1987.

A criação de um novo imposto predial faz a opinião pública voltar-se contra Thatcher e após quase 10 anos no poder o seu governo entra em crise. Em 1990, ela renuncia e é substituída por John Major, também conservador.

Margaret Thatcher

Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham (norte da Inglaterra), a política conservadora procedia de uma família humilde.

margareth química

Depois de se formar em Oxford, em 1947, Margaret Roberts trabalhou como química em várias empresas, incluindo a fábrica de alimentos Lyons, onde fez parte de uma equipe que desenvolveu técnicas para tornar sorvetes mais leves, novas para a época. Em 1950, ela se candidatou pela primeira vez ao Parlamento, tornando-se a candidata conservadora de Dartford, Kent. Não havia surpresa de que a vitória seria dos trabalhistas, portanto as derrotas de Margaret em 1950 e, novamente, em 1951, não foram vistas com maus olhos. Mas ela reduziu a força de seus opositores nas duas eleições e atraiu as atenções tanto para o fato de ser a única candidata mulher quanto por ser a mais jovem entre todos os candidatos. Em 1959, ela finalmente conquistou seu objetivo, tornando-se um membro do Parlamento britânico, após concorrer e vencer a uma cadeira de Finchley, pelos conservadores

 Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica.

 Em razão da austeridade na luta contra os sindicatos e nas críticas contra a União Soviética, ela foi apelidada de “Dama de Ferro” pelos soviéticos na década de 80. Em 1984, Thatcher sobreviveu a uma tentativa de assassinato.

A premiê liderou o país na Guerra das Malvinas contra a Argentina, e saiu vitoriosa em 1982, o que a impulsionou para um novo mandato em 1983. A guerra, que causou a morte de 649 militares argentinos, 255 britânicos e três ilhéus, terminou no dia 14 de junho de 1982 com a rendição argentina. Documentos particulares de Thatcher, divulgados no último dia 21 de março, refletem o ‘caos’ no qual mergulhou o partido no governo britânico após a incursão argentina.

Thatcher foi eleita para o terceiro mandato em 1987, mas apesar de sua terceira vitória histórica, sua popularidade logo começou a despencar. O principal motivo foi a política conhecida por Community Charge ou ainda Poll Tax, um imposto regressivo. Introduzido na Escócia em 1989 e na Inglaterra e no País de Gales em 1990, o imposto era amplamente visto como injusto, com milhões de pessoas se recusando a pagar e indo para a cadeia. Protestos contra o imposto se transformaram em motins.

Com a crescente impopularidade e após a saída de importantes membros de seu gabinete, Thatcher disse se sentir traída e anunciou sua renúncia em novembro de 1990.

Sua chegada ao poder significou uma completa transformação do Reino Unido: Thatcher apoiou a privatização de indústrias estatais e do transporte público (trens e ônibus); empreendeu uma reforma dos sindicatos, que praticamente foram retirados do poder; diminuiu impostos e gastos públicos e adotou uma flexibilização trabalhista.

No dia 8 de abril de 2013, a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu aos 87 anos. Segundo informações oficiais, Thatcher sofreu um acidente vascular cerebral.

“É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu pacificamente em seguida a um derrame nesta manhã”, afirmou o porta-voz da família. A ex-premiê esteve internada diversas vezes nos últimos anos.

Figura marcante e influente da política inglesa durante o século XX, a conservadora implantou uma gestão de austeridade em diversas áreas, como a econômica e a militar.

A ex-premiê sofria de mal de Alzheimer havia alguns anos e não falava em público desde 2002, quando sofreu uma série de pequenos derrames e duas embolias.

A última internação de Thatcher ocorreu em dezembro do ano passado, quando se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um tumor na vesícula.

‘A Dama de Ferro’ – O filme

Em 2011, foi lançado o filme ‘A Dama de Ferro’, no qual, Meryl Streep se destaca em mais um grande trabalho de sua carreira. O longa mostra a história da ex-Primeira Ministra da Inglaterra Margaret Thatcher com a saúde prejudicada lutando contra o marasmo da sua aposentadoria e, vigorosamente, contra memórias de feitos do seu passado. Ela começará a relembrar os menores detalhes da vida pessoal e profissional após ser provocada pelo seu marido, Dennis Thatcher, o que passará pela sua ascensão ao poder da Inglaterra dos anos 1980. Mas teria tudo valido a pena? Essa será a dúvida que conduzirá a narrativa..

Veja o trailler:

Fonte: Reuters, Guia do Estudante, MSN Brasil, Adoro Cinema.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s