Biomedicina

biomedicinaÉ a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

Mercado de Trabalho

A maioria dos profissionais trabalha em laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem, e pequena parte permanece na carreira acadêmica. O campo de trabalho, entretanto, é mais diversificado. “Nos últimos anos, a oferta de vagas nas universidades também aumentou muito”, diz Rita de Cássia Mousinho Ribeiro, diretora do curso de Biomedicina da UFPA. Além disso, o aumento da expectativa de vida do brasileiro aumenta a demanda por serviços de saúde e, consequentemente, a procura por esse profissional. Boas perspectivas têm surgido nas áreas de citopatologia e reprodução humana. Outra área de atuação que merece destaque é a dos bancos de sangue.

Salário inicial: R$ 1.842,13 (fonte: Sindicato dos Biomédicos Profssionais do Estado de São Paulo);biomedicina profissão

Curso

O currículo inclui aulas de fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científica e inglês – essas duas últimas disciplinas são imprescindíveis para a redação e a interpretação de textos e trabalhos científicos. Quase a metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório. Desde o início do curso, o estudante deve participar de seminários, feiras e congressos para reciclar seus conhecimentos, pois essa é uma das áreas científicas em que as inovações mais ocorrem. No último ano do curso, é preciso escolher uma área específica para fazer estágio e escrever uma monografa.

Atenção: na UFRJ, além de Ciências Biológicas: modalidade médica, há também a possibilidade de cursar microbiologia e imunologia e biofísica. Na Unirb (BA), há habilitação em acupuntura.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Ciên. Biol. (biofísica); Ciên. Biol. (modal. méd.); Ciên. Biol.: microbiologia e imunologia; Ciên. Bioméd.; Ciên. Bioméd. (biotecnol. em saúde);

O que você pode fazer

Analise Ambiental

Fazer análises físico-química e microbiológicas para saneamento do meio ambiente, inclusive de água e esgoto.

Análises Bromatológicas

Estudar as propriedades dos alimentos, composição química e calórica, desde a produção, passando pela coleta e pelo transporte, de modo a garantir que não haja adulteração.

Análises Clínicas

Realizar exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenças.

Anatomia

Estudar a estrutura e a forma dos organismos.

Biofísica

Investigar os processos fisiológicos dos seres vivos, utilizando conceitos da física.

Biologia Molecular

Pesquisar a estrutura e o funcionamento das moléculas de DNA e RNA, das proteínas e dos genes responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários. Atuar nos processos de fertilização para reprodução animal e humana.

Bioquímica

Analisar o metabolismo dos animais e vegetais, verificando a composição química deles.

Biotecnologia Manipular

Manipular substâncias e microrganismos para a industrialização de alimentos ou fabricação de medicamentos e cosméticos, entre outros produtos.

Citologia

Estudar a estrutura, a composição e as funções das células.

Diagnóstico por Imagem

Realizar exames que possibilitem diagnóstico por imagens, como ressonância magnética e tomografa computadorizada.

Docência e Pesquisa

Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.

Embriologia

Estudar a formação dos tecidos e órgãos animais, inclusive humanos.

Farmacologia

Estudar as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos e os usos terapêuticos dos fármacos.

Genética

Pesquisar as leis e os processos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes na definição das características de um ser.

Histologia

Examinar tecidos e órgãos de animais e plantas.

Imunologia

Investigar o sistema de defesa do organismo humano para a produção de vacinas e medicamentos.

Microbiologia

Estudar microrganismos, como bactérias, vírus e fungos.

Parasitologia

Analisar os organismos animais e vegetais que sobrevivem à custa de outros.

Patologia

Estudar, diagnosticar e tratar doenças.

Psicobiologia

Estudar as relações entre o sistema nervoso e o comportamento humano.

Sanitarista

Atuar em órgãos de vigilância sanitária.

Toxicologia

Analisar efeitos adversos de substâncias que possam ser tóxicas, como cosméticos, medicamentos, veneno de insetos etc.

Fonte: Guia do Estudante

Deixe um comentário