Arquitetura e Urbanismo

É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra, que vão desde a escolha dos revestimentos até a decoração de interiores. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.

Palavra do Profissional

Rotina corrida e muito trabalho

“Trabalho com arquitetura corporativa desde 2007, uma área que elabora projetos e executa espaços de trabalho, como bancos, escritórios e call centers. Para fazer um projeto, considero fatores como segurança, economia, conforto e as necessidades de quem vai usar o espaço. O maior desafio é quando recebo um projeto aprovado por outro arquiteto, mas vejo que muitos detalhes não foram considerados. Isso pode elevar o orçamento, e é preciso negociar com o cliente certas modificações. A rotina de um arquiteto da área corporativa envolve correria e, às vezes, trabalho no fim de semana”. Juliana Minczuk, 25 anos, de São Paulo (SP)

Mercado de Trabalho

Os próximos grandes eventos que o Brasil receberá – a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 – ajudam a manter aquecido o mercado imobiliário e aumentam a procura por arquitetos, em especial nas cidades-sede da Copa, e no Rio de Janeiro, local das Olimpíadas. “A situação atual da economia também aquece o mercado porque há mais investimentos em infraestrutura”, diz Valter Caldana, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, em São Paulo. Governos municipais, estaduais e federal também demandam o profissional para reforma e construção de prédios públicos, rodovias, portos e estádios. Mas, no geral, os arquitetos são contratados por grandes escritórios de arquitetura e construtoras para atuar no projeto, na construção e em reformas de edifícios comerciais e residenciais. Como autônomo, costuma ser requisitado para projetos residenciais. A maior parte das vagas está no Sul e Sudeste, mas o mercado no Nordeste vem crescendo muito, com perspectivas de boa contratação nos próximos anos.

Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias; fonte: Confea).

Curso

O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e de Exatas, como matemática, história da arte, resistência de materiais e computação gráfica. O primeiro semestre é bastante teórico, mas, já a partir do segundo, há maior carga de aulas práticas. A criatividade é fundamental na hora de o estudante fazer os esboços, mas é preciso estar pronto para mergulhar nos cálculos. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Arquit.; Comp. Paisagística; Urbanismo.

O que você pode fazer

Arquitetura industrial

Planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas e os padrões de técnicos e de segurança exigidos de acordo com a área de atuação do cliente.

Arquitetura de interiores

Organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética.

Arquitetura Verde

Desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local, a fim de causar o menor impacto ambiental possível.

Comunicação Visual

Criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.

Paisagismo e ambiente

Desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação.

Edificação e construção

Projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

Restauro de edifícios

Recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

Urbanismo

Planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o plano diretor e o zoneamento que vão direcionar o crescimento.

Fonte: Portal Guia do Estudante

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s