Publicidade e Propaganda/Produção publicitária

publicidade e propagandaO publicitário cria, realiza e divulga campanha se peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente. O profissional de publicidade e propaganda pode trabalhar em agências de publicidade e departamentos de marketing ou de comunicação de grandes empresas.

Palavra do Profissional

De estágio a dono de agência

“Eu queria prestar Medicina até assistir a uma cirurgia e desmaiar. Fiquei três meses perdido, sem saber o que fazer. Um dia, folheando uma revista, parei em um anúncio que achei genial. Analisei palavra por palavra e cada detalhe dele por uns 15 minutos, e estava decidido: atuaria em criação publicitária. Ainda na faculdade, montei um portfólio e liguei para várias agências. Recebi dezenas de nãos e um sim, que foi suficiente para engrenar na carreira. Fui estagiário de jornalismo, designer e, finalmente, redator publicitário por sete anos. Há seis meses inaugurei a Agência Dio, com meu irmão. Trabalhar por conta própria tem sido uma experiência incrível, que só foi possível por causa da bagagem adquirida em empregos anteriores. Faço de tudo um pouco: prospecto clientes, gerencio projetos, determino diretrizes e direciono funcionários. Também ‘coloco a mão na massa’ para desenvolver peças”. Bruno Donadio, 27 anos, de São Paulo (SP)

Curso

Há muitos cursos de bacharelado em todo o país. A teoria e a prática estão intimamente ligadas. A graduação é focada em Propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da Propaganda – política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar uma planilha de custos. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão. Na maioria delas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Comun. (Public. e Prop.); Comun. (Public.); Comun. e Mkt.(Public. e Prop.); Comun. Merc. (Promoção e Merchandising); Comun. Soc. (Prop.e mkt.); Comun. Soc. (Prop. e Public.); Comun. Soc. (Public. e mkt.); Comun. Soc. (Public. e Prop. com ênf. em Mkt.); Comun. Soc. (Public. e Prop.); Comun.Soc. (Public.); Comun. Soc. (Public., Prop. com ênf. em Mkt.); Comun. Soc. (Public., Prop. e Mkt.); Prop. e Mkt.; Public. (Public. e Prop.); Public. Prop.; Public., Prop. e Mkt.

Diferentemente dos cursos de bacharelado, que possuem forte formação humanística, com bases profundas da comunicação Social e fundamentos do marketing, os cursos tecnológicos são voltados Para a parte operacional da publicidade. Por isso, costumam ser focados em um setor específico de atuação da Publicidade e Propaganda, como a Produção Publicitária (que consiste em produzir as peças e campanhas em diversos meios e áreas). O curso começa com disciplinas teóricas, nas quais o aluno vê fundamentos de comunicação, ética e Língua Portuguesa. A partir do segundo semestre entram as específicas, como criação publicitária, multimídia, planejamento de campanhas publicitárias e relações mercadológicas. É nessa etapa que o estudante aprende a trabalhar com as diversas mídias, como jornais, rádio e internet. A parte de produção é realizada em laboratórios especializados.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Comun. Institucional (Public. e Prop.); Criação e Prod. Publicitária.

O que você pode fazer

publicidade e propaganda2Atendimento

Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

Criação

Produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.

Gerência de produto

Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.

Marketing

Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.

Mídia

Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, jornais, revistas, TVs, rádios e internet.

Pesquisa

Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

Produção

Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.

Fonte: Guia do Estudante

Deixe um comentário