Logística

logísticaEsse tecnólogo, que visa a aprimorar o desempenho organizacional das empresas, avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos, de forma econômica, rápida e segura. Com seus conhecimentos, gerencia as pessoas para que o processo funcione da melhor maneira ao longo da cadeia de suprimentos. Ele pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística. Gerencia as redes de distribuição e unidades, faz os processos de compra, identifica fornecedores, negocia e estabelece as formas de entrega e ainda determina o meio de transporte a ser utilizado (ferroviário, rodoviário, aeroviário e aquaviário). Também realiza o cálculo do frete e define a embalagem que será usada para preservar o produto. Faz o acompanhamento de pedidos, por meio de sistemas informatizados, e determina a necessidade de reposição do estoque.

Mercado de Trabalho

A necessidade das empresas de manter um setor de logística adequado e eficiente faz com que o setor fique aquecido para o profissional. “A logística ganhou um novo status, porque temos no mercado uma situação nova, em que tudo tem de ser feito com mais rapidez e qualidade, além de oferecer um bom atendimento. E, nesse cenário, o papel do profissional é fundamental”, diz Rafael Bassani, coordenador do curso tecnológico em Logística da Unisinos. O profissional é contratado para atuar no transporte de cargas, mas também em toda parte que envolve negociação, análise de mercado e planejamento. É requisitado ainda para trabalhar na área de importação, exportação e roteirização, ou seja, definir qual a rota a seguir para a entrega de cargas, otimizando tempo e custos. Ele encontra boas oportunidades em empresas de logística nacional e internacional e também em companhias dos mais diversos setores, como transporte, alimentício e vestuário, entre outros. Os grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, constituem os melhores mercados. O Nordeste acena com boas perspectivas para os próximos anos.

Salário inicial: R$ 1.300,00 (fonte: profa. Hellen Fernanda Nunes, da UEG).

Curso

O currículo mescla disciplinas de Ciências Exatas, como estatística e física, e Sociais Aplicadas, como administração e marketing, com outras bem específicas da área. Assim, estudam-se legislação aduaneira, comércio exterior, cadeia de suprimentos, armazenagem e manuseio de materiais, distribuição logística, formação de preços e terceirização de serviços de distribuição. Conhecer cada um dos sistemas de transporte também é importante, por isso o aluno estuda os sistemas portuário, aeroviário, ferroviário e rodoviário.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Gestão de Log.; Gestão e Log. Empr.; Gestão em Log.; Log. Empr.; Plan. Log. de Cargas.

Deixe um comentário