Artes Cênicas / Produção Cênica

artes cênicasÉ o conjunto de técnicas usadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos. O profissional usa os movimentos corporais e a voz para representar personagens e transmitir ao público histórias, ideias e sentimentos. Como ator, pode atuar em filmes, peças teatrais, telenovelas e comerciais para a TV. Também é possível se dedicar à dublagem, à criação de cenários e de ambientes (cenografia), cuidar do vestuário (figurino e indumentária) e das providências necessárias à realização do evento (produção). Está habilitado ainda a dirigir e escrever peças teatrais, novelas e filmes, bem como fazer críticas em veículos de comunicação e elaborar obras didáticas.

Mercado de Trabalho

O bacharel e o tecnólogo enfrentam forte concorrência. “Muitos cursos técnicos formam profissionais que competem com os de formação universitária”, diz Paula de Vincenzo Fidelis Belfort Mattos, coordenadora do curso de Artes Cênicas, da USJT, em São Paulo. Para conseguir trabalhar, muitos alunos formam grupos de teatro e produzem as próprias peças. Tem mais chance de arrumar colocação o profissional que diversificar o campo de atuação. “Ele não precisa ser apenas ator, pode ser diretor, trabalhar na criação de textos ou de figurino. Quem produz o espetáculo também é requisitado”, diz a professora da USJT. Um nicho de mercado em alta para grupos e companhias de diversos portes é o corporativo. Nele, os atores apresentam espetáculos em eventos de confraternização e desenvolvem peças que fazem parte de ações de treinamento profissional. As melhores oportunidades estão concentradas no eixo Rio-São Paulo, onde se encontram as principais emissoras de TV do país e a maioria dos grandes teatros. Mas as leis de incentivo à cultura que direcionam verbas para a montagem de produções teatrais aquecem o mercado no Nordeste.

Salário inicial: R$ 1.660,00 (mensal); R$330,00 (cachê); fonte: Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro.

Curso

Há diversos cursos de bacharelado no país. Já no vestibular, ao fazer as provas de aptidão, você precisa demonstrar que leva jeito para a arte de representar. Eles contam com disciplinas teóricas, como história da arte, filosofia, psicologia, literatura dramática, ensino do teatro, entre outras. Nas aulas práticas, você terá técnica vocal, expressão corporal, interpretação dramática, dança, improvisação e caracterização cênica. A maioria das escolas oferece laboratórios de prática teatral focados em interpretação, direção e dramaturgia. Outras ensinam técnicas envolvidas na produção de espetáculos. Em algumas instituições, você deve optar, ainda no vestibular, por uma habilitação específica, como direção, cenografia ou interpretação. Para que o aluno obtenha o diploma, algumas exigem estágio e trabalho de conclusão de curso. Os cursos de licenciatura formam professores para a educação básica, bem como para cursos livres.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Arte (teatro); Artes (figurino e indumentária); Artes (teatro); Artes (teatro: Interpr.); Artes Cênicas e Dança; Belas Artes (artes cênicas); Educ. Art. (artes cênicas); Teatro (arte-educação); Teatro (Interpr. Teat.); Teatro.

O curso tecnológico está disponível em poucas instituições brasileiras. Ao contrário do bacharelado, que tem um currículo mais amplo, as disciplinas do tecnológico são focadas na interpretação, com matérias práticas em todos os semestres, como oficina de improvisação e criatividade, educação e técnica vocal, encenação, direção, expressão corporal, interpretação, leitura dramática, cenografia e iluminação, montagem, produção e caracterização do personagem. Entre as poucas matérias teóricas estão ética e legislação, literatura dramática, semiótica e estética da imagem, história do teatro e teoria teatral. No fim do curso, costuma haverá montagem de um espetáculo orientado por um professor.

Duração média: dois anos.
O que você pode fazer

Arteterapiaartes cênicas 2

Usar a interpretação como terapia para auxiliar no bem-estar de pessoas idosas e no tratamento de pacientes de grupos de risco.

Cenografia

Conceber o cenário, os objetos e os móveis que serão usados em cena, cuidando das cores e da iluminação, a fim de caracterizar uma época ou um ambiente específico.

Direção teatral

Coordenar todos os elementos envolvidos em uma encenação, da escolha do elenco e definição do figurino à orientação dos atores durante os ensaios.

Dramaturgia

Redigir peças teatrais, seriados, telenovelas, trabalhando individualmente ou em grupo. Adaptar textos documentais, cinematográficos ou literários para a linguagem e as técnicas de teatro ou de TV.

Dublagem

Substituir a fala de personagens de filmes de língua estrangeira, empregando a voz e a entonação adequadas a cada emoção.

Ensino

Dar aulas de interpretação em escolas de Ensino fundamental e Médio.

Figurino e indumentária

Escolher, elaborar e produzir o vestuário utilizado no cinema, no teatro e na TV. Interpretação representar um personagem, empregando para isso a expressão corporal e facial e a entonação da voz no teatro, na TV, publicidade ou no cinema.

Produção

Viabilizar a exibição de peças ou espetáculos, conseguindo patrocínios, administrando o orçamento, providenciando os locais de ensaio e os materiais necessários à realização da apresentação.

Teoria teatral

Estudar aspectos teóricos e práticos das artes cênicas para elaborar livros didáticos ou fazer crítica teatral.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s