Erwin Schrödinger

erwin

O Google mudou o logotipo de sua ferramenta de buscas, o doodle, nesta segunda-feira (12). A comemoração da vez é pelo aniversário de 126 anos de Erwin Schrödinger, físico austríaco criador do experimento mental conhecido como “Gato de Schrödinger”.

Schrödinger, um dos mais brilhantes cientistas do século XX, nasceu em 12 de agosto de 1887 e ficou conhecido por suas contribuições notáveis para a mecânica quântica. Esse ramo da física estuda o mundo das partículas subatômicas (menores do que os átomos). Falecido em 1961, ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1933 pelo “Gato de Schrödinger”.

Erwin Schrödinger

O doodle traz a ilustração de dois gatos saindo de uma mesma caixa, um vivo e um morto. “Gato de Schrödinger” é a ilustração do conceito de “superposição quântica”. No experimento mental, o cientista propôs que um gato e um frasco de veneno lacrado fossem colocados dentro de uma caixa. A vida do animal dependeria de partículas radioativas. Se elas circulassem pela caixa e quebrassem o pote, o gato morreria. Caso contrário, ele continuaria vivo.

Segundo as leis do mundo subatômico, o gato pode estar morto e vivo ao mesmo tempo. Mas se alguém olhasse dentro da caixa não veria nada de mais, apenas um gato – vivo ou morto. Isso porque, segundo a física quântica, se houvesse o mínimo de interferência, como uma fonte de luz usada para observar o fenômeno, as realidades paralelas do mundo subatômico entrariam em colapso e só veríamos uma delas.

Como o gato pode estar vivo e morto ao mesmo tempo, o “Gato de Schrödinger” é frequentemente descrito como um paradoxo. Sua intenção com o experimento era mostrar como o comportamento das partículas subatômicas parece ilógico se aplicado numa situação fácil de ser visualizada, como um gato preso em uma caixa. Na situação proposta por ele, a vida do animal ficaria à mercê de partículas radioativas.

Além do prêmio, o experimento mental participou de diversas edições da Conferência de Solvay, encontro de cientistas celebrado desde 1911. Schrödinger deixou como legado estudos que formaram as bases científicas da mecânica ondulatória, fundamental para a compreensão do comportamento de partículas subatômicas e da luz.

Fonte: REVISTA INFO

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s