Tags

, , ,

O Institutos Internacionais de Física e Química , localizado em Bruxelas , foram fundados pelo belga Ernest Solvay em 1912, após o histórico encontro que começou em 1911, ano que é considerado um ponto de viragem no mundo da física. Os Institutos coordenam conferências, workshops, seminários e colóquios. 

Após o sucesso inicial de 1911, as Conferências Solvay ( Solvay Conseils ) têm se dedicado a circulação proeminentes de problemas em aberto, tanto na física e química, com conferências acontecendo, em média, de 3 em 3 anos.

Primeira Conferência

Hendrik A. Lorentz foi presidente da primeira Conferência Solvay em Bruxelas, no Outono de 1911. O assunto era Radiação e Quântica . Esta conferência olhou para os problemas de se ter duas abordagens, nomeadamente a física clássica e  a teoria quântica. Albert Einstein era o segundo físico mais jovem (o mais jovem foi Lindemann). Outros membros do Congresso Solvay foram nomes como Marie Sklodowska-Curie e Henri Poincaré .

Quinta Conferência

A conferência mais famosa foi a de outubro de 1927. A quinta Conferência Internacional de Solvay foi sobre elétrons e fótons , onde os físicos mais notáveis ​​do mundo se reuniram para discutir a recém formulada teoria quântica. As principais figuras eram Albert Einstein e Niels Bohr . Einstein, desencantado com o Princípio da Incerteza de Heisenberg’s, comentou: “Deus não joga dados”. Bohr respondeu: “Einstein, pare de dizer a Deus o que fazer”. 17 dos 29 participantes eram ou se tornaram vencedores do Prêmio Nobel, incluindo Marie Curie , que sozinha entre eles, ganhou o Prêmio Nobel em duas distintas disciplinas científicas.

Esta conferência também foi o ponto culminante da luta entre Einstein e os realistas científicos , que queriam regras estritas de método científico como estabelecido por Charles Peirce e Karl Popper , contra Bohr e os instrumentistas, que queriam regras mais frouxas com base nos resultados. Começando neste ponto, os instrumentistas ganharam, o instrumentalismo tendo sido visto como a norma desde então, embora o debate tem sido ativamente continuado pelos gostos de Alan Musgrave .

Quais desses cientistas você conhece? Coloque em nossos comentários.

O vídeo a seguir mostra um pouco da Conferência de Solvay de 1927. O filme mostra cenas rápidas de Erwin Schrödinger e Niels Bohr.

Schrodinger que desenvolveu mecânica ondulatória nunca concordou com Bohr na mecânica quântica.  A interpretação estatística de Max Born da função de onda terminou determinando o novo mundo atômico.

Bohr, Heisenberg, Kramers, Dirac e junto com Born representam os fundadores da mecânica quântica.

Louis de Broglie escreveu sua dissertação sobre a natureza de onda de matéria que Schrödinger utilizou como base para a mecânica ondulatória.

As últimas edições da Conferência tinham como temas:

2001 – A Física da Comunicação

2005 – A estrutura Quântica do Espaço e do tempo

2008 – Teoria Quântica de Matéria condensada

2010 – Efeitos Quânticos em Química e Biologia

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Solvay_Conference