Geografia

geografiaÉ a ciência que estuda a superfície, o clima e a vegetação do planeta e sua ocupação pelo homem. O geógrafo estuda o solo, o relevo, o clima, a distribuição das águas e a vegetação da Terra. Também analisa a organização das populações e sociedades, sua relação com o ambiente e a ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais. Elabora planos diretores de municípios e diagnósticos para a redução do impacto ambiental em regiões poluídas ou ameaçadas pela construção de grandes obras. Com dados recolhidos por satélites e radares, confecciona e interpreta mapas, diagnosticando fenômenos, como a desertificação, a erosão de solos, o desmatamento e o avanço dos oceanos sobre a faixa litorânea. O licenciado dá aulas nos ensinos fundamental, médio e em cursinhos pré-universitários.

Mercado de Trabalho

Embora a demanda maior seja por licenciados, os bacharéis também encontram um bom mercado. Ele é contratado por órgãos públicos e empresas de consultoria para atuar no setor de análise ambiental e emitir laudos periciais relacionados a projetos de ocupação do solo urbano. Cresce ainda o mercado de levantamento cartográfico, e há vagas em empresas de engenharia e multinacionais dos setores de mineração e petróleo e em usinas de álcool. Os licenciados encontram um mercado de trabalho aquecido em escolas de ensinos fundamental e médio. “Na verdade, a falta de professores qualificados é generalizada, mas no Norte e Nordeste é maior”, conta a professora Regina Rizzo Ramires, da PUC-SP.

Salário inicial: R$ 2.000,00 (fonte: prof. Dante Reis Jr., da UnB); R$ 1.451,00 (professor da educação básica na rede pública por 40 horas semanais; fonte: MEC).

Curso

Nos primeiros anos, o aluno estuda disciplinas das áreas da geografia física, humana, regional e instrumental (cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento). Ele inicia o curso com as matérias básicas de cada área e agrega conhecimentos específicos ao escolher as disciplinas eletivas. Nos cursos de licenciatura, há ainda as disciplinas pedagógicas, como psicologia da educação e didática. Em algumas escolas, você opta, já no vestibular, entre o bacharelado e a licenciatura, enquanto outras permitem essa escolha após o aluno ter cursado as disciplinas comuns às duas titulações. O estágio é obrigatório.

Atenção: algumas graduações direcionam a formação para um setor específico, como meio ambiente (Fasar-MG e Focca-PE) ou climatologia (Unesp Ourinhos), enquanto a Unila (PR) tem um curso focado em América Latina.

Duração média: quatro anos.

Outro nome: est. soc. (geog.).

O que você pode fazer

geografo

Cartografia digital

Fazer mapas com base em imagens captadas por satélites.

Ecoturismo

Elaborar roteiros, organizar e guiar excursões em parques e áreas de preservação ambiental.

Ensino com licenciatura

Dar aulas nos ensinos fundamental e Médio ou em cursinhos pré-vestibulares.

Geografia humana

Estudar as questões sociais, econômicas e políticas de grupos, sociedades e nações.

Geografia dos transportes

Organização dos sistemas de circulação e logística urbana e rural. Planejamento de sistemas de trânsito, transportes, levando em conta a mobilidade, a inclusão social e a sustentabilidade.

Geopolítica

Pesquisar a organização social, política e econômica de países e regiões.

Geoprocessamento

Elaborar mapas e bancos de dados geográficos com a utilização de softwares específicos.

Planejamento agrícola

Desenvolver a estratégia de ocupação de uma região com o mínimo de impacto sobre o meio ambiente.

Planejamento urbano

Trabalhar com planos diretores, estruturação urbana, planejamento do uso do solo, organização socioespacial, mobilidade urbana, sustentabilidade e inclusão social.

Sensoriamento remoto

Analisar imagens de satélites e fotografias aéreas para a preparação de mapas e o levantamento de dados de solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima e densidade de ocupação de áreas, cidades e regiões.

Fonte: Guia do Estudante

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s