Moda

modaÉ a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Responsabiliza-se pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas nas indústrias têxteis ou modelos nas confecções. Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos e cuidar da promoção de vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas. Nesse caso, define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a ser compradas.

Palavra De Profissional

De Olho nas tendências Mundiais

“Trabalho como fashion designer em uma confecção e sou o ponto de partida no processo de produção das peças. Começo o meu dia com a fase da pesquisa. Procuro saber quais são as tendências mundiais, leio sobre novos materiais, design e até mesmo sobre novela. Toda informação é válida e pode resultar em ideias e soluções. No momento de criar a peça, eu desenho a mão e depois passo para o computador. Gosto de ter os dois desenhos, para que a modelista não tenha dúvidas sobre como fazer a peça. Também defino aviamentos, tecidos e cor de linha, além de fazer a prova da peça-piloto para corrigir a modelagem e melhorar o produto final. Durante o dia, ainda preciso de tempo para atender representante , que trazem novos tecidos e materiais. O maior desafio é lidar com os problemas que surgem e encontrar alternativas para superá-los.” Pollyanna Ponte, 24 anos, de são josé do rio preto (SP)

Mercado De Trabalho

A indústria da moda continua crescendo e busca tanto bacharéis quanto tecnólogos para atender às mais diversas etapas da cadeia produtiva. De acordo com a Global Language Monitor, empresa de pesquisa de tendências, São Paulo ocupa a liderança na América Latina na lista de capitais da moda. No mundo, é a décima colocada. “É um mercado em constante evolução. Exportamos não só tendências, mas também as técnicas de desenvolvimento e produção de moda”, diz Sandra Pekal, coordenadora do bacharelado em Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo. Os segmentos de moda masculina, infantil, praia e de lingerie são os mais carentes do profissional, que é chamado para trabalhar na área produtiva, de criação de estampas, desenvolvimento de coleções e produção. O planejamento e o gerenciamento de marcas com base em pesquisas de comportamento e consumo, a criação de tendências e a gestão de materiais também são setores fortes. A capital e o interior paulistas oferecem o maior número de vagas. Na Região Sul, malharias e indústrias de calçados costumam contratar os graduados.

Salário inicial: a partir de R$ 1.000,00 (assistente de estilo); R$ 2.500,00 (estilista); fonte: profa. Valeska Fonseca Nakad, do Belas Artes.

Curso

Antes de escolher se fará um bacharelado ou um tecnológico, é preciso definir em qual área da moda você pretende atuar. Isso porque tanto o bacharelado quanto o tecnológico oferecem carreiras voltadas para estilismo, modelagem, negócios e produção.

O currículo do bacharelado, com maior ênfase na parte teórica e mais abrangente, varia conforme as habilitações oferecidas pela escola, mas, geralmente, possui disciplinas como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Os cursos com ênfase em design e modelagem propõem como trabalho de conclusão a criação ou o desenvolvimento de uma coleção de moda. Já aqueles focados em negócios e gestão de moda exigem dos formandos a elaboração de um plano de negócios com ações para o fortalecimento de marcas e a comercialização dos produtos.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Des. de Moda; Des. Ind. (Design de Moda); Design (Design de Moda); Design (Moda); Design da Moda e Estilismo; Design de Moda (Estilismo); Design de Moda (Modelagem); Design de Moda; Design em Moda; Design- Moda; Moda e Design; Moda e Estilismo; Neg. da Moda.

Alguns cursos tecnológicos se voltam especificamente para as atividades industriais, enquanto outros dão maior ênfase à criação de moda. Seja como for, o currículo é carregado de disciplinas práticas, com oficinas nas quais você aprende as diversas técnicas de estilismo, de desenvolvimento de coleções, modelagem, corte e costura. Matérias como administração, gestão de processos produtivos, tecnologia do vestuário e mercadologia visam a prepararo aluno para atuar no gerenciamento de todo o processo industrial, da compra de matéria-prima à colocação do produto final no mercado. O estágio complementa a formação do aluno.

Duração média: três anos.

Outros nomes: Design de Moda; Design e Gestão de Moda; Design e Moda; Gestão Comercial (Moda); Gestão e Design de Moda; Prod. de Vestuário; Prod. do Vestuário.

O que você pode fazer

Consultoriadesing moda

Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos.

Coordenação

Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. coordenar as equipes de estilos, tanto em indústrias e confecções como em magazines, e orientá-las para as tendências da moda.

Design/estilismo

Criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).

Fotografia

Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Gerenciamento

Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.

Modelagem

Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.

Negócios

Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing.

Produção

Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.

Fonte: Guia do Estudante

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