Estatística

estatísticaÉ a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas.

Mercado de Trabalho

Não há ramo econômico que não dependa da estatística para conhecer melhor seu público e seus concorrentes e, assim, posicionar-se melhor no mercado em que atua. “O crescimento na demanda está ligado ao desenvolvimento econômico, o que leva as empresas a planejar melhor seus negócios”, diz Ilka Afonso Reis, da UFMG. Segundo ela, já no final do curso, os alunos conseguem estágio com facilidade e vários deles são efetivados assim que se formam. A Região Sudeste concentra a maior fatia do mercado de trabalho, mas há boas perspectivas também no Sul e no Nordeste.

Salário inicial: R$ 3.000,00 (fonte: Conselho Regional de Estatística – SP-PR-MT-MS).

Curso

Conta é o que não falta no currículo, fundamentado em conhecimentos de matemática, métodos estatísticos, cálculo e teoria das probabilidades. Para isso, é necessário que o estudante tenha raciocínio lógico e muita disposição para lidar com números. Há aulas, também, centradas em metodologia de pesquisa. Entre as matérias aplicadas estão atuária, demografia, sociometria, biometria e econometria.

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

BIOESTATÍSTICAestatística 2

Determinar os métodos e organizar os dados de pesquisas nas áreas de ciências biológicas e da saúde.

COMPUTAÇÃO

Elaborar programas de estudos estatísticos.

INDÚSTRIA

Analisar amostras colhidas nas várias fases de produção, a fim de detectar eventuais erros e escolher métodos para aprimorar a qualidade de um produto. Realizar estudos de implantação e expansão de fábricas, controle de estoque e produtividade.

INTERNET

Elaborar e gerenciar programas de busca. Montar bancos de dados digitais.

PERFIL DE CONSUMIDORES

Levantar as características de consumidores de produtos e serviços para agências de publicidade e propaganda e para departamentos de vendas.

PESQUISA CLÍNICA

Coordenar e controlar testes de eficácia de medicamentos.

PESQUISA

Levantar as características de consumo de determinada região, classe social ou faixa etária. Montar e gerenciar bancos de dados com as informações coletadas. Atuar em pesquisas eleitorais.

RECURSOS HUMANOS

Analisar salários e avaliar planos de saúde, fundos de pensão e planos de previdência.

SETOR FINANCEIRO

Atuar na área de seguros, análise de risco e avaliação de investimentos e de fluxo de caixa.

Deixe um comentário