É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas.
Mercado de Trabalho
Não há ramo econômico que não dependa da estatística para conhecer melhor seu público e seus concorrentes e, assim, posicionar-se melhor no mercado em que atua. “O crescimento na demanda está ligado ao desenvolvimento econômico, o que leva as empresas a planejar melhor seus negócios”, diz Ilka Afonso Reis, da UFMG. Segundo ela, já no final do curso, os alunos conseguem estágio com facilidade e vários deles são efetivados assim que se formam. A Região Sudeste concentra a maior fatia do mercado de trabalho, mas há boas perspectivas também no Sul e no Nordeste.
Salário inicial: R$ 3.000,00 (fonte: Conselho Regional de Estatística – SP-PR-MT-MS).
Curso
Conta é o que não falta no currículo, fundamentado em conhecimentos de matemática, métodos estatísticos, cálculo e teoria das probabilidades. Para isso, é necessário que o estudante tenha raciocínio lógico e muita disposição para lidar com números. Há aulas, também, centradas em metodologia de pesquisa. Entre as matérias aplicadas estão atuária, demografia, sociometria, biometria e econometria.
Duração média: quatro anos.
O que você pode fazer
BIOESTATÍSTICA
Determinar os métodos e organizar os dados de pesquisas nas áreas de ciências biológicas e da saúde.
COMPUTAÇÃO
Elaborar programas de estudos estatísticos.
INDÚSTRIA
Analisar amostras colhidas nas várias fases de produção, a fim de detectar eventuais erros e escolher métodos para aprimorar a qualidade de um produto. Realizar estudos de implantação e expansão de fábricas, controle de estoque e produtividade.
INTERNET
Elaborar e gerenciar programas de busca. Montar bancos de dados digitais.
PERFIL DE CONSUMIDORES
Levantar as características de consumidores de produtos e serviços para agências de publicidade e propaganda e para departamentos de vendas.
PESQUISA CLÍNICA
Coordenar e controlar testes de eficácia de medicamentos.
PESQUISA
Levantar as características de consumo de determinada região, classe social ou faixa etária. Montar e gerenciar bancos de dados com as informações coletadas. Atuar em pesquisas eleitorais.
RECURSOS HUMANOS
Analisar salários e avaliar planos de saúde, fundos de pensão e planos de previdência.
SETOR FINANCEIRO
Atuar na área de seguros, análise de risco e avaliação de investimentos e de fluxo de caixa.
Você precisa fazer login para comentar.