Tags

, , , ,

Voltando as nossas publicações sobre curiosidades, encontramos esta curiosidade bem bacana. Acostumados com a cor branca dos ovos de galinhas, às vezes nos deparamos com outras cores como um marrom claro (conhecido popularmente como galinha de capoeira), ou um pouco amarelados… Enfim, vamos descobrir o porque destas tonalidade?

A casca do ovo é rica em carbonato de cálcio e funciona como uma câmara para o desenvolvimento do embrião da galinha. Os pigmentos que coram as cascas, hemoglobina ou bilirrubina, são liberados nas paredes do oviduto. 

hemoglobina bilirrubina

Fonte: Hemoglobina (Química Nova) e Bilirrubina (InfoEscola)

A coloração da casca, que pode ser branca, marrom, vermelha, verde e até mesmo em tons de azul, está relacionada com a raça da galinha. As galinhas mediterrâneas, como a Leghorn, botam ovos brancos; já as galinhas americanas e asiáticas, como a New Hampshire, botam ovos em tons de marrom. Percebe-se, portanto, que essa característica é determinada geneticamente e não há como a alimentação ter efeito sobre ela.

Raça Leghorn

Raça Leghorn

Muitas pessoas dizem que a cor das penas está diretamente relacionada com a cor das cascas dos ovos. Entretanto, algumas vezes, há animais brancos com ovos de coloração escura e vice-versa. Vale destacar que algumas raças de galinha são capazes de botar ovos com diferentes tonalidades de casca.

Ovos de diferentes cores (Fonte: G1)

Ovos de diferentes cores (Fonte: G1)

A cor das cascas dos ovos é uma característica determinada geneticamente

Algumas pessoas afirmam que, observando o disco auricular das galinhas, é possível ter uma ideia de qual será a cor do ovo. Galinhas que apresentam o disco branco botam ovos brancos, e aquelas que apresentam disco auricular avermelhado botam ovos de casca avermelhada. Entretanto, essa regra nem sempre é valida.

É importante frisar que, independentemente da cor da casca, os ovos apresentam basicamente o mesmo valor nutricional. Sendo assim, não há diferença na aquisição de um ou outro ovo, apenas no que diz respeito ao preço.

Diferentemente da cor da casca, a cor da gema está diretamente relacionada com a alimentação da galinha. Galinhas que se alimentam com maior quantidade de milho, por exemplo, apresentam ovos com gema mais avermelhada. Isso ocorre graças a deposições de carotenoides (pigmentos de coloração avermelhada) provenientes dos alimentos ingeridos.

carotenóidesÉ por essa razão que as gemas dos ovos de galinhas de granja são menos avermelhadas do que as de galinhas caipiras. As galinhas de granja normalmente são alimentadas com produtos que apresentam poucos nutrientes que fornecem pigmentos.

Fonte: Escola Kids.