Tecnologia da Informação e Comunicação

ticÉ o uso dos meios de tecnologia da informação para melhorar e agilizar a comunicação em vários setores, como uma escola, uma empresa ou um órgão público. Com grande conhecimento de informática, sobretudo de softwares, esse profissional planeja e desenvolve soluções para questões relacionadas ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e implanta redes sociais. Trabalha em empresas de tecnologia, em departamentos de tecnologia da informação dentro de companhias de diversos setores, em consultorias especializadas, em escolas, em secretarias municipais de Educação e em telecentros.

Mercado de Trabalho

tic2

Esse profissional é novo no mercado – os cursos de bacharelado ainda não formaram sua primeira turma. Ele vai atuar em empresas de informática na implantação, no planejamento e na gestão de infraestrutura que envolvam a tecnologia da informação. Também pode trabalhar em órgãos públicos e privados propondo alternativas na gestão de informações, como a implantação de um novo banco de dados.

Curso

Em relação aos bacharelados, o da UFSC é dividido em dois ciclos. No primeiro, com dois anos e meio de duração, o aluno faz disciplinas de formação geral de três áreas do curso: Tecnologia Digital, Negócios Digitais ou Educação e Cultura Digital. No segundo, que dura um semestre, o aluno escolhe cinco disciplinas optativas de uma ou mais áreas do curso. Já na UFPR, o bacharelado é em Informática e Cidadania e se estudam as alternativas capazes de melhorar a qualidade de vida coletiva. A Faetec-RJ oferece um curso tecnólogo na área, que forma o profissional para desenvolver softwares e trabalhar com redes, segurança de dados e modelagem (computação gráfica).

 

Fonte: Guia do Estudante

Deixe um comentário