Como os antibióticos combatem as bactérias?

Toxicidade seletiva é uma das características desse tipo de medicamento.

antibióticosOs antibióticos com aplicações terapêuticas devem ter toxicidade seletiva. Devem ser tóxicos para o agente causador da doença – mas não para o ser humano – por atuarem em etapas do metabolismo do microrganismo e não do indivíduo infectado. Vejamos os principais mecanismos de ação de antibióticos sobre bactérias.

  1. Inibição da duplicação do cromossomo bacteriano (o impede a reprodução do microrganismo) ou da transcrição do DNA em RNA mensageiro (fonte de informação para a síntese protéica). Ex.: quinolonas (norfloxacino, ciprofloxacino).
  2. Há antibióticos que imitam substâncias usadas pela célula bacteriana (metabólitos) e se ligam a enzimas, inibindo-as. Ex.: trimetoprina e sulfas (inibem a produção de ácido fólico, essencial ao crescimento bacteriano; o ser humano não produz ácido fólico, o obtém da alimentação).
  3. Há antibióticos que modificam a permeabilidade da membrana plasmática da bactéria, fazendo com que metabólitos importantes sejam perdidos através dela. Ex.: polimixina B, daptomicina.
  4. Há antibióticos que atuam inibindo a síntese de proteínas bacterianas. Como existe uma diferença estrutural entre os ribossomos de bactérias e os de humanos, esses medicamentos não afetam a produção protéica humana. Ex.: cloranfenicol, eritromicina, azitromicina, neomicina, tetraciclinas, gentamicina.
  5. A parede celular é uma estrutura relativamente rígida, formada pela substância peptidoglicano, que envolve a membrana plasmática de bactérias. Há antibióticos que impedem a formação completa do peptidoglicano. Isso acarreta a lise da célula bacteriana. Ex.: penicilina, amoxicilina, ampicilina, cefalosporinas, vancomicina, bacitracina.

Em função das reações adversas e da possibilidade de selecionar bactérias resistentes, antibióticos jamais devem ser tomados por conta própria! #ficaadica

ação de antibióticos

Fonte: Boletim Em dia com as Ciências Naturais. Ed. Moderna. N. 9

6 opiniões sobre “Como os antibióticos combatem as bactérias?”

  1. O antibiótimo amoxilina é mesmo eficaz no tratamento da infecção urinária, ou seja, quando a pessoa tem os sintomas de ardencia ao urinar e saida de pus do penis?

  2. Observação no ponto 5. você diz “lisa celular” , não seria “lise celular”? Que é a situação onde a membrana celular se rompe e a célula morre por perder seu material celular.

  3. Muito bom , gostaria de saber de que as bactérias se alimentam no nosso organismo e porque causam reações como febre e intoxicação no hospedeiro, e e se pudesse citar exemplos desses agentes .

    Muito obrigado

    • Jonathan, boa pergunta.

      As bactérias se alimentam de nutrientes que nosso corpo possuem. Em nosso intestino, elas compõem a nossa flora intestinal. No trato gastrointestinal (intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus) é um ambiente de alta capacidade imunológica. E, quando estão em desequilíbrio podem ocasionar casos de constipação e diarreia. A febre é caracterizada como a elevação da temperatura normal do corpo, em média 36,5º. Quando somos invadidos por micróbios, como vírus e bactérias, nosso corpo ativa suas células de defesa para combater estes germes. Durante a batalha entre os glóbulos brancos e os invasores, os primeiros produzem substâncias que levam à produção de prostaglandinas, mediadores inflamatórios que ajudam no combate às infecções. As prostaglandinas são as substâncias responsáveis pela presença de inflamação e dor, e quando alcançam o hipotálamo, fazem com este aumente a temperatura corporal. O hipotálamo sob o efeito das prostaglandinas passa a induzir o nosso organismo a produzir calor e aumentar o seu setpoint. Em vez de 36,5ºC, o corpo agora passa a considerar sua temperatura correta em algum ponto acima dos 38ºC. Fonte: MDsaude.com

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s