Geofísica

É a ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra. O geofísico investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos do planeta. Com instrumentos especiais e leis da matemática, da física e da química, ele mede as forças que afetam a superfície, o subsolo e a atmosfera terrestre. Observa e calcula os movimentos do solo e do subsolo e pesquisa a origem e a atividade dos vulcões, a curvatura do planeta e outras características geofísicas do globo. Detecta e mede a intensidade de terremotos e maremotos, investiga a estrutura das formações rochosas e as propriedades físicoquímicas dos mares.

earth geofísica

Mercado de Trabalho

“Entre 90% e 95% do mercado de geofísica está relacionado ao petróleo”, diz Arthur Ayres Neto, coordenador do curso de Geofísica da UFF. Mas surgem novas perspectivas em áreas como a ambiental e de mineração submarina. Esta última é estimulada por um programa do governo para reconhecimento dos recursos minerais marinhos. Outra grande área de atuação do profssional é a mineração. O setor de petróleo se concentra no Rio de Janeiro, mas há outras empresas que demandam esse profssional nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.

Curso

Matemática, física e geologia são a base do currículo. Entre as disciplinas profissionalizantes estão prospecção de água, de petróleo e de recursos minerais. Fique preparado para muitas aulas envolvendo computação e para exercitar os neurônios com cálculos e mais cálculos – eles estão presentes durante todo o curso. Há várias atividades práticas, tanto em campo quanto em laboratório. Elas são fundamentais na formação de profissionais aptos a trabalhar com monitoramento ambiental, na construção civil e na indústria do petróleo. Se você se interessa por esta última área, pode cursar também Engenharia de Petróleo.

Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer

Construção Civil

Estudar as características do solo antes do início de uma obra. Localizar dutos de água e de gás para implantar novas tubulações em terrenos e loteamentos.

Geofísica Ambiental

Investigar a degradação do solo e a poluição de lençóis de água subterrâneos ou de superfície. Analisar o impacto ambiental de grandes obras, como estradas, túneis do metrô ou reservatórios de água.

Geofísica Fundamental

Desenvolver pesquisas nas áreas de gravimetria (distribuição de massa da Terra), geodinâmica (deformações da crosta), geomagnetismo (campo magnético terrestre), geotermia (fenômenos térmicos que ocorrem no interior do planeta) e sismologia (abalos sísmicos).

Geofísica e Engenharia do Petróleo

Levantar e analisar informações em busca de reservas petrolíferas e acompanhar sua exploração ao lado de uma equipe multidisciplinar.

Mineração

Coletar dados em campo e, depois, analisá-los e processá-los em laboratório e computadores para localizar reservas minerais.

Fonte: Guia do Estudante

Deixe um comentário