Tags

, ,

UNIVERSIDADEDas 50 melhores instituições de ensino superior do Brasil, apenas 5 são privadas. Confira a lista com as melhores universidades, segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC)

Para quem busca mais informações sobre as universidades do país, e com a divulgação do resultado do ENEM, em breve, vale a pena ler este post!

Para ser considerada de excelência, uma instituição de ensino superior precisa atingir faixas 4 e 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala que vai de 1 a 5.
Indicador de qualidade de universidades, faculdades e centros universitários, o índice leva em conta a qualidade de cursos de graduação, por meio do Conceito preliminar de Cursos (CPC), e também a nota Capes, que mede o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado).
No último ciclo de avaliação, realizado em 2013, foram classificados cursos na área de saúde. Cada área do conhecimento é avaliada de três em três anos pelo Enade. Por isso o IGC leva em conta os cursos avaliados nos últimos 3 anos.
Confira a tabela com as 50 melhores universidades do Brasil, segundo a avaliação do Ministério da Educação (MEC):

melhores universidades brasil

(OBS: A Universidade de São Paulo (USP), notadamente reconhecida como a melhor universidade do Brasil e da América Latina, não consta no ranking porque não realiza o Enade)

* Mas, os índices e parâmetros que regem o que é melhor ou não na estrutura acadêmica, indicam a USP como a melhor do país, inclusive da América Latina!

Fonte: Pragmatismo Político.