Tags

, , , , ,

EXAME enem 2014A Polícia Federal confirmou que houve vazamento do tema da prova da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 para estudantes do Piauí. De acordo com o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da PF no estado, Alexandre Uchôa, não houve furto da redação em uma gráfica ou empresa de transporte. O vazamento partiu dos locais de aplicação da prova.

A informação foi publicada pelo jornal O Globo. A Superintendência da PF investiga redaçãoo caso desde 13 de novembro, quando recebeu a denúncia do estudante piauiense Jomásio Barros, de 17 anos. Ele postou em uma rede social a mensagem que recebeu no telefone celular, por meio de um aplicativo, com o tema da redação do Enem 2014: “Publicidade Infantil no Mundo”.

Ele recebeu a mensagem às 10h47 – 11h47 no horário de verão de Brasília -, uma hora e 13 minutos antes do início das provas. O estudante denunciou o caso à polícia e outras duas pessoas confirmaram também ter recebido a mensagem. Na época, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disse que não havia indícios de vazamento, mas afirmou apoiar a investigação.

“Fizemos a perícia, que confirmou que ele recebeu a fotografia da prova com o tema da redação poucos minutos antes da prova. Continuamos as investigações. A dificuldade de investigar o Enem está justamente em você identificar de quem passou para quem. Ainda estamos tentando ouvir algumas pessoas. A dificuldade é identificar quem passou primeiro porque a circulação no WhatsApp é muito rápida, mas vamos tentar fazer essa cadeia reversa, mas ainda estamos tentando e fazendo algumas diligências”, disse Uchôa.

Fonte: Correio Brasiliense