Tags

, , ,

EXAME enem 2014A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 exige do candidato desenvoltura textual e argumentativa. Os participantes do Enem farão a redação no domingo, 9, quando serão aplicadas também as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.CANETA TRANSPARENTE

Organizar bem o tempo disponível é fundamental. O participante terá cinco horas e meia para resolver as questões objetivas e elaborar a redação, com caneta esferográfica de material transparente e tinta preta.

O texto deve ser dissertativo-argumentativo, com no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema proposta e dos subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. É considerado dissertativo por discorrer sobre um assunto, descrevê-lo e explicá-lo. É também argumentativo por defender uma opinião e tentar convencer e cativar o leitor com argumentos.

Veja algumas dicas para escrever aqui, aqui, e aqui.

As regras da prova devem ser seguidas com atenção. Entre os itens que podem levar à nota zero na redação estão:

• Não atender à proposta ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo.

• Entregar a folha de redação sem texto escrito (façam os cálculos de matemática neste espaço também, para não deixar em branco!!).

• Escrever até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo.

• Escrever impropérios, fazer desenhos ou usar outras formas propositais de anulação.

• Desrespeitar os direitos humanos.

• Elaborar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Nesta edição do Enem, a ser realizada no sábado, 8, e no domingo, 9, mais de 8,7 milhões de candidatos farão as provas nos 26 estados e no Distrito Federal. Mais informações sobre o exame na página do Enem na internet.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep