Tags

, ,

O Esquadrão do Conhecimento vem por meio deste post prestar homenagem ao grande homem, Francis Dupuis, Secretário Geral do Espaço Ciência, que faleceu neste domingo, dia 15 de junho de 2014.

Responsável por várias exposições na área de Matemática e Robótica no Espaço Ciência, sendo Bacharel em Matemática pela Université PARIS XI (1974), com Especialização na área de Ensino da Algorítmica (Université Francis1 239x300 LutoPARIS VI, 1987), Mestre em História das Ciências e Técnicas (Université Nantes, 2010).

Desde 1981, desenvolvendo pesquisa e realizando publicações na divulgação científica e na de matemática, com 170 textos publicados em jornais/revistas,  com concepção de exposições e edição de publicações voltadas para o público escolar e o grande público.

Atuou como Secretário Executivo no Espaço Ciência de Olinda – PE, quando criou 7 centros de Ciência no interior do Estado de Pernambuco. Foi indicado a vários prêmios por ser editor de duas revistas (Indicado prix D’Alembert para Edição da revista Tangente, Société Mathématique de France (1991) e Prix Anatole Decerf para edição da revista Tangente, Fondation Anatole Decerf).

Suas temáticas principais de trabalho eram de divulgação científica, museologia científica, História da Matemática, das Ciências e das Técnicas, Ensino e divulgação da Matemática. Atuando também em Matemática Aplicada, Educação, Robótica, Mecatrônica, Automação e Desenho de Produção.

Nosso grande abraço para todos os familiares e a esposa. Francis foi um dos profissionais que nos deu apoio para a realização dos aulões do Esquadrão do Conhecimento no Espaço Ciência.

Descanse em Paz.

—-