Tags

, , , ,

obsmaOlá! Esta informação é direcionada aos professores da Educação Básica que utilizam propostas inovadoras no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos e, para os que apostam que a mudança na Educação é que possibilita progressos neste país.

Neste sentido, divulgamos a  7ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente realizada pela FIOCRUZ. Mobilize sua escola e participe desse projeto que  incentiva a reflexão e a criatividade de estudantes de todo Brasil promovendo a difusão do conhecimento cientifico e tecnológico, o fomento a cidadania e a valorização ao trabalho dos professores e equipes escolares que desenvolvem atividades nos temas de saúde e meio ambiente. Confira as informações a seguir.

7ª Edição

No dia 18 de março de 2014, por ocasião da aula inaugural da Fundação Oswaldo Cruz, foram abertas oficialmente as inscrições para a sétima edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. Os professores interessados em participar com trabalhos realizados na sala de aula, devem acessar o sistema de cadastro no site oficial da OBSMA. O regulamento da sétima edição pode ser acessado AQUI e nesse link há o passo-a-passo de como participar da Olimpíada.

Confira o vídeo de divulgação da Olimpíada, o qual apresenta o depoimento do Prof. Antônio Carlos Mendes, vencedor da 2ª edição e que faz parte da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. O vídeo também apresenta as diferentes modalidades para participação no evento! Vale a pena conferir!

Sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo criado em 2001 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A cada dois anos projetos desenvolvidos por professores e alunos em sala de aula, que enfoquem as temáticas de saúde e meio ambiente, podem ser enviados para avaliação. A Olimpíada contempla os projetos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio – incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos (EJA) -, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências. A OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade.

obsma professor

Estão entre os objetivos da OBSMA:

(1) incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica;

(2) conhecer, valorizar e divulgar estas atividades. Contabilizando cerca de quatro mil projetos inscritos em todas as edições, a Olimpíada já recebeu trabalhos que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens e projetos de reciclagem.

Compartilhe com seus amigos e divulgue para seus professores!! Novas formas de aprendizagem sempre são bem vindas!

Contato

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

e-mail: olimpiada@fiocruz.br
Av. Brasil, 4365 – Manguinhos
Rio de Janeiro, Brasil
CEP: 21040-360
Fax/Tel.: +55 (21) 2560.8259

———————————-

Lays Correia
Assistente de Gestão
Regional Nordeste I
Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
081 2101-2667

Fonte: Olimpíada FIOCRUZ (Site)