Tags

, ,

Olá Feras! Hoje o post vai ser um pouco diferente! Ao dar uma passada na Livraria Cultura de Recife, o Esquadrão do Conhecimento se deparou com uma bancada com livros de Matemática. Mas, não eram livros de resolução de questões ou de conteúdos matemáticos! E sim, livros de leitura que explicam e relatos fatos sobre a história da matemática e as suas aplicações em nosso dia a dia.

Dos apresentados na bancada, escolhemos cinco livros: Os Mistérios dos Números; Os Números Não Mentem; Em Busca do Infinito, História da Matemática e a Música dos Números Primos. A média de preços variam de R$ 40 a R$ 80 cada. Confira a seguir um breve resumo sobre estas obras e a ficha técnica dos mesmos! Boa leitura!

Os Mistérios dos Números

os mistérios dos númerosTítulo: Os Mistérios dos Números
Subtítulo: Uma Viagem Pelos Grandes Enigmas da Matemática (que até hoje ninguém foi capaz de resolver)
Autor: Marcus du Sautoy
Tradução: George Schlesinger
Editora: Zahar
Edição: 1
Ano: 2013
Especificações: Brochura | 304 páginas
ISBN: 978-85-3781-064-4
Peso: 470g
Dimensões: 230mm x 160mm x 2mm

Um dos mais conhecidos e aclamados divulgadores da ciência e autor de “A Música dos Números Primos”, Marcus du Sautoy brinda o leitor com uma abordagem fácil, acessível e divertida dos maiores desafios matemáticos de todos os tempos.

Baseando-se em experiências simples do nosso cotidiano, o autor reúne inúmeros problemas, contando, ao mesmo tempo, a história por trás deles e as questões fundamentais que os suscitaram.

Superilustrado, fácil e divertido, Sautoy ensina como medir o tamanho de um país, a ganhar no pôquer e no Banco Imobiliário, bolar uma senha impossível de ser descoberta, atirar corretamente um bumerangue e até falsificar uma obra do pintor Jackson Pollock. E ainda sugere jogos para baixar na internet e nos apresenta cinco mistérios matemáticos que até hoje ninguém foi capaz de resolver. Um milhão de dólares podem estar à espera de quem conseguir decifrá-los.

Os números não Mentem

os números não mentemTítulo: Os Números (Não) Mentem
Subtítulo: Como a Matemática Pode Ser Usada Para Enganar Você
Autor: Charles Seife
Editora: Zahar
Edição: 1
Ano: 2012
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 264 páginas
ISBN: 978-85-3780-824-5
Peso: 410g
Dimensões: 230mm x 160mm

Números são a forma de propaganda mais eficaz quando se trata de desarmar os céticos, confundir a imprensa e enganar o público. Com meia dúzia de números, nos convencemos de qualquer coisa, desde o resultado de uma eleição duvidosa até a teses que de outra forma nos pareceriam absurdas, como o fato de as pessoas louras estarem sumindo do planeta. Se há polêmica em torno de uma afirmação, basta mencionar um número.

Nesse livro, Charles Seife ensina a entender como funciona esse perigoso mecanismo de persuasão. Analisando informações veiculadas pela imprensa, divulgadas por fabricantes, censos populacionais, números ocultados pelos bancos ou produzidos nos tribunais, ele nos ensina a desenvolver o ceticismo necessário para saber de onde surgem os dados que chegam até nós. Um conhecimento essencial para escapar da manipulação.

Em busca do Infinito

em busca do infinitoTítulo: Em Busca Do Infinito
Subtítulo: Uma História Da Matemática Dos Primeiros Números à Teoria Do Caos
Autor: Ian Stewart
Editora: Zahar
Edição: 1
Ano: 2014
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 384 páginas
ISBN: 978-85-3781-181-8
Peso: 590g
Dimensões: 230mm x 160mm

Dos primeiros símbolos numéricos da Mesopotâmia aos grandes problemas ainda insolúveis que desafiam a mente dos maiores cientistas de nosso tempo, o brilhante e aclamado professor Ian Stewart oferece uma história da matemática esclarecedora e extremamente simples de ler. Com mais de 100 ilustrações, Em busca do infinito desmistifica as ideias essenciais da matemática, explicando um tema fundamental de cada vez. Entre diagramas, fotos e pinturas – além de quadros destacando o que cada descoberta fez por sua época e também suas aplicações hoje em dia -, Stewart revela a natureza fascinante desta ciência e sua presença em todos os aspectos de nossa vida.

História da Matemática

HISTÓRIA DA MATEMÁTICATítulo: História da Matemática
Subtítulo: Uma Visão Crítica, Desfazendo Mitos e Lendas
Autor: Tatiana Roque
Editora: Zahar
Edição: 1
Ano: 2012
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 512 páginas
ISBN: 978-85-3780-888-7
Peso: 770g
Dimensões: 230mm x 160mm

A missão não era das mais fáceis: escrever o primeiro livro brasileiro de história geral da matemática, resultado de uma pesquisa original. “As publicações usadas no Brasil sobre o tema são traduções de obras lançadas nos Estados Unidos –em geral reedições de títulos de décadas atrás que seguem padrões atualmente considerados ultrapassados pela historiografia”, afirma Gert Schubring, pesquisador da Universidade de Bielefeld (Alemanha), no préfacio desse livro. E o resultado não podia ser mais animador.

“História da Matemática” apresenta um ponto de vista crítico em relação a como esta trajetória vem sendo contada até então. E acaba ainda com mitos comuns, como a ideia de que a matemática é essencialmente abstrata e teórica e com uma estrutura rígida, já estabelecida. “Forjou-se até aqui, a partir de mitos e lendas, uma imagem excessivamente idealizada da matemática. Trata-se agora de desconstruir esses mitos para situar as práticas matemáticas em seu contexto.”, afirma a autora.

Com esse objetivo, ela aborda os sistemas matemáticos desenvolvidos desde a Mesopotâmia até o século XIX – passando pelo Egito antigo, a Grécia clássica, a Idade Média, a chamada Revolução Científica e os debates do século XVIII. Aos poucos, mostra que diferentes práticas matemáticas sempre coexistiram, apresentando soluções diversas para problemas semelhantes.

Uma trajetória surpreendente, que põe em xeque a crença de que a matemática é uma ciência universal e quebra a tradicional visão de que a matemática grega seria superior à de outros povos da Antiguidade, como os árabes.

A Música dos Números Primos

A MÚSICA DOS NÚMEROS PRIMOSTítulo: A Música dos Números Primos
Subtítulo: A História de um Problema Não Resolvido na Matemática
Autor: Marcus du Sautoy
Editora: Zahar
Edição: 1
Especificações: Brochura | 352 páginas
ISBN: 978-85-3780-037-9
Peso: 520g

 

 

Numa narrativa rica e abrangente, A música dos números primos conta a história de um dos maiores problemas da matemática, que culminou, em meados do século XIX, com uma hipótese do alemão Bernhard Riemann: era possível haver harmonia entre os números primos, semelhante a uma harmonia musical. A partir de então, as mentes mais ambiciosas da matemática embarcaram nessa procura que parece não ter fim. O relato desse verdadeiro Santo Graal da matemática, feito pelo brilhante professor de Oxford Marcus du Sautoy, também pesquisador da Royal Society, aparece aqui pontilhado de casos interessantes e retratos pitorescos dos personagens que, desde Euclides, se envolveram nesse estranho mistério.

A BBC tem um documentário sobre este livro. Confira no YouTube:

Fonte das sinopses: Livraria da Folha