Tags

, , , , , ,

A inscrição do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será realizada entre 18 de outubro e 3 de novembro. O aviso de edital de inscrições está publicado na edição do Jornal do Commercio deste domingo, no caderno de empregos.

Veja em nosso Slideshare as provas de anos anteriores da UFPE

A Comissão do Vestibular (Covest), responsável pelo exame, vai disponibilizar o edital com os detalhes da inscrição no seu site nesta segunda-feira (07).

Confira o edital do Vestibular e de Isenção de Taxa

A primeira fase do processo seletivo da UFPE é o Enem, dias 26 e 27 deste mês. A segunda etapa está marcada para 8 e 9 de dezembro.

inscrições ufpe 2014

Inscrições para isenção da taxa do Vestibular UFPE 2014 começam dia 8

Estarão abertas, de 8 a 10 deste mês, as inscrições para a isenção da taxa de inscrição do Vestibular UFPE 2014. Poderão se candidatar ao benefício estudantes com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (até R$ 1.017,00) e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

O pedido de isenção deverá ser feito no site da Covest, link VESTIBULAR UFPE 2014/ISENÇÃO, a partir da zero hora do dia 8 até as 23h59 do dia 10. A via impressa do requerimento deve ser entregue pelo estudante ou seu representante legal, acompanhada da documentação comprobatória, nos locais, dias e horários constantes no edital.
Assistentes sociais da UFPE farão a avaliação da situação socioeconômica dos candidatos, tendo como base as informações prestadas no requerimento e na documentação comprobatória exigida, adotando, se necessário, procedimentos complementares, como entrevistas, contatos telefônicos com o requerente, sua família, e visitas domiciliares.No dia 28 deste mês, será divulgada, exclusivamente no site da Covest, a lista dos estudantes beneficiados. No mesmo site, eles deverão consolidar sua inscrição no Vestibular 2014, como candidato isento da taxa de inscrição, no período de 28 a 31 de outubro. Aqueles que perderem o período de confirmação não estarão inscritos para o processo seletivo. A Covest divulgará no próximo domingo (6), em sua página na internet, o edital com todas as informações relativas ao pedido de isenção.CRONOGRAMA – As provas da segunda etapa do Vestibular UFPE 2014 serão realizadas nos dias 8 e 9 de dezembro. A primeira etapa do concurso equivale às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, cujas provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 deste mês. No início da segunda quinzena deste mês, a Covest irá divulgar o cronograma completo, o número de vagas e demais informações do processo seletivo.

UFPE deve destinar 25% das vagas no vestibular para as cotas

ufpe ana cabral

Uma de cada quatro vagas que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai oferecer no vestibular deste ano deve ser reservada para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. A expectativa é de que a instituição destine 25% do total de vagas para os cotistas, como prevê a lei federal 12.711, de agosto do ano passado. Segundo a legislação, as universidades federais têm até 2016 para destinar metade das vagas para esse público.

“Ainda precisamos submeter o assunto ao Conselho Universitário. Mas já no ano passado foi aprovado que seriam 12,5% das vagas para as cotas, mesmo percentual que deverá ser acrescido no vestibular deste ano”, explica a pró-reitora acadêmica da UFPE, Ana Cabral. Na prática, no entanto, a universidade destinou 16,6% para as cotas no último concurso.

A expectativa é de que o conselho se reúna para discutir o edital do vestibular 2014 até a próxima semana. Somente com esse documento a Covest pode iniciar as inscrições do processo seletivo. A primeira fase do vestibular será o Enem, dias 26 e 27 de outubro. A segunda etapa está marcada para 8 e 9 de dezembro.

Ano passado foi o primeiro vestibular da UFPE com as cotas. Foram oferecidas 6.501 vagas, sendo 5.418 para livre concorrência e 1.083 para estudantes cotistas.

QUEM TEM DIREITO ÀS COTAS

Poderão optar pelo sistema de cotas, instituído pela Lei n. 12.711, os estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Do total de vagas reservadas para esses candidatos, 50% são para aqueles que comprovarem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e os demais 50% para os que tenham renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita.

Fonte: Blog NE10, Site COVEST, Site UFPE