Tags

, , , ,

observatórioNa próxima terça-feira(13/08) acontecerá uma ocultação dupla, estrelas da constelação de Libra pela Lua, o que permitirá ver duas ocultações com uma pequena diferença de tempo de uma para outra, cerca de cinco minutos.

O fenômeno será visível a olho nu a partir das 21:38h para Alpha 1 e 21:40h para Alpha 2. São estrelas e estão muito separadas por distância no espaço, porém se apresentam sobre uma mesma linha de visão a partir da Terra.

O Observatório Astronômico do Alto da Sé estará aberto a partir das 16h até às 23h para esclarecer dúvidas sobre o fenômeno, além de equipamentos para observação.

Ocultação de estrelas Alpha 1 e 2 da constelação de Libra 13.08.20131 1024x526 Evento

“Praticamente todos os meses acontece ocultação de estrelas, só que essa vai envolver uma estrela que é possível ver a olho nu, que é a Alpha 2, considerada uma das mais brilhantes”, disse o coordenador do Observatório, Alexandre Evangelista.

O coordenador afirma que o fenômeno vai durar cerca de uma hora e poderá ser visto de qualquer ponto da Região Metropolitana do Recife. “Mesmo com a poluição luminosa, a ocultação poderá ser vista. A Lua vai estar [na fase] quarto crescente, metade iluminada e outra metade não iluminada. Vai ser um fenômeno interessante”, acrescentou Evangelista.

A previsão é que se possa ver a ocultação da estrela Alpha 1 a partir das 21h38. Já a Alpha 2 será às 21h40. As duas estrelas têm uma distância significativa entre elas no espaço, mas ficam alinhadas quando vistas a partir da Terra. 

Horário: das 16h às 23h

Data: 13/08

Local: Observatório Astronômico do Alto da Sé

Informações: 3183-5531