Tags

, , , , , ,

Sem título

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para o avanço científico e o desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão, difusão e popularização da ciência no País.

“A sociedade brasileira investiu na construção do nosso sistema de ciência e tecnologia. É hora de mostrarmos que esse investimento foi uma decisão correta, de retribuir ao país o que o país fez pela ciência”.

Esta foi a mensagem passada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, na abertura da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está sendo realizada nesta semana em Recife (PE).

Segundo o ministro, alguns desafios da vida nacional exigem compromissos vigorosos por parte da ciência.

Exemplificando, ele citou que o comprometimento da ciência com o desenvolvimento nacional é decisivo em temas como a qualidade da educação, o equilíbrio socioeconômico regional, o aperfeiçoamento de políticas públicas e, em busca de mais inovação tecnológica, a atividade de pesquisa nas empresas.

“A educação é a base da cidadania, da soberania e também da própria ciência. Em relação ao ensino fundamental, nosso mais estreito e renitente gargalo, conseguimos vencer o desafio quantitativo da universalização do acesso. Mas o principal desafio, que é o qualitativo, ainda está longe de ser superado,” afirmou.

O ministro previu que o desafio da qualidade da educação “continua e continuará persistindo enquanto não encontrarmos soluções para questões como recuperação do status da escola, qualificação dos professores e desenvolvimento de metodologias de ensino compatíveis com o jovem de hoje e capazes de proporcionar efetivo aprendizado”. Na opinião dele, a comunidade científica precisa contribuir para soluções definitivas.

Menos academia e mais sociedade

Outro desafio é aumentar a inovação tecnológica por parte das empresas.

“A geração da riqueza que o país precisa vai depender cada vez mais da agregação de valor à produção, o que faz por exigir uma maior participação da ciência e da tecnologia na economia”, disse o Ministro. “Temos condições para isso? Não há dúvida que sim. O passo fundamental já está dado, ou seja, já contamos com um sistema que sabe produzir ciência e tecnologia.”

“Se esse saber está mais focado na produção científica de natureza acadêmica, o que precisamos fazer é expandir o sistema para os setores industriais e de serviços. Ciência e inovação, quando articuladas entre si, promoveram não só riqueza econômica, mas principalmente avanços significativos na trajetória da humanidade,” frisou Raupp.

SBPC 2013

sbpc2A 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorrerá de 21 a 26 de julho de 2013, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE. Nesta edição o tema será “Ciência para o Novo Brasil”. Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. A programação científica é, geralmente, composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Acontecem também, durante a Reunião Anual, eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).

Vale a pena conferir neste final de férias. Um meio de aprender de modo divertido e mais específico, uma vez que estão expostos ações de centros de pesquisa de todo o Brasil, em diferentes áreas e de divulgação científica. Além de Sociedades, Associações ou Entidades Científicas afiliadas à SBPC, como por exemplo: Laboratório Nacional de Astrofísica; Agência Espacial BrasileiraMinistério dos Esportes; CDCC-USP;  Espaço Ciência; FAPESP, UFPE, CNENMuseu Itinerante Ponto UFMG (Recomendamos a visita!!); FINEP; CECINE; CNPq e tantos outros!!

Clique para ter acesso ao MAPA do Campus da UFPE.

No espaço destinado para a INTERATIVIDADE em primeiro lugar, o Circo da Ciência, os visitantes podem brincar com experiências físicas e químicas trazidas de vários lugares de todo o país, em formato de um circo de verdade. Logo na entrada, bonecos gigantes representam grandes cientistas da humanidade, como Albert Einstein e Charles Darwin. Eles posam ao lado das crianças que querem saber mais sobre a química no início da terra e outras experiências físicas.

sbpc jovemO evento é uma oportunidade para troca de conhecimentos, estímulo à criatividade, valorização da experimentação, da atitude investigativa, de inovação, de trabalhos interdisciplinares e de atividades de iniciação científica básica. Oficinas, 14 salas temáticas com experimentos interativos, narração de histórias e apresentações culturais serão algumas das atividades da SBPC Jovem, que acontecerá no Colégio de Aplicação, na Universidade Federal
de Pernambuco (UFPE), em Recife. Também fará parte da programação a Feira SBPC Jovem, com 50 trabalhos científicos de estudantes e professores do ensino básico de todo o Brasil. Todas estas atividades têm o objetivo principal de despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia!
As crianças também possuem espaço na SBPC Mirim, é possível aprender brincando, assistindo peças teatrais, jogando, e participar de oficinas!

Clique aqui e acesse a programação completa da SBPC Jovem!

Aqui, a programação completa do evento, com palestras, mini-cursos, apresentação de banners, oficinas dentre outros.

Veja algumas fotos do evento, registradas pela Profª Flávia Vasconcelos!

ponto ufmg

aebescola cientistas brasileiros cnen cnen1 enstein esportes if moura

compartilhe no facebook

Fonte: SBPC Oficial, G1, NE10.