Tags

, , ,

Há, pelo mundo, muitas divergências em relação às datas do exato Dia do Amigo e da Amizade. No Brasil, por exemplo, o Dia do Amigo, data que também lembra a chegada do homem a Lua em 1969, é comemorado em 20 de julho e em 14 de fevereiro é comemorado o Dia da Amizade.

 Durante o século XX, em diferentes lugares do mundo, criaram-se diversas manifestações para a celebração de um Dia da Amizade. Nos Estados Unidos da América e em partes do continente asiático propagaram-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos. Em distintos países da América do Sul e Europa aconteceram comemorações idênticas em diferentes datas.

Ramón Artemio Bracho A iniciativa para a declaração de um Dia do Amigo que pudesse ser reconhecido internacionalmente partiu do médico Ramón Artemio Bracho, em Puerto Pinasco, Paraguai no ano de 1958 e antecede a Cruzada Mundial da Amizade, campanha em favor da valorização e proeminência da amizade entre os seres humanos, de modo a excitar a cultura da paz. Com isso, adsorveu-se o dia 30 de julho como Dia da Amizade. Na Argentina, a data foi instituída pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro que expediu cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. 

 Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros para celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho. Desse modo, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade, a iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países, incluindo o Brasil e quase todos os países sul-americanos, e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral. 

 Em nosso País, o Dia do Amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril, mas a data não foi instituída por lei. No entanto, o Brasil também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns Estados e municípios.

 Nada importa se o Dia do Amigo estiver sendo comemorado em várias datas no Brasil, problema nenhum se o dia 20 de julho for a data oficial do Dia do Amigo, sem contestações se ao mesmo tempo for também o Dia Internacional da Amizade.

 O importante é que existam datas para celebrar a amizade, trocar presentes, se abraçarem e declararem sua amizade umas as outras. O mundo está mesmo precisando disso. Aceita mais um amigo verdadeiro aí do lado esquerdo do peito?

 (Gilson Vasco, escritor)

feliz dia do amigo

 

compartilhe no facebook