Tags

, , , , , , , , ,

curso de cinema

Aulas são ministradas pelo cineasta Fernando Weller, entre março e junho. Capacitação ocorrerá em seis cidades do Grande Recife e interior do estado.

  A segunda edição do curso de Cinema no Brasil, voltado especialmente para Fernando Wellerprofessores da rede pública estadual, está com inscrições gratuitas abertas. Desta vez, a capacitação vai atender profissionais de Olinda e  Igarassu, no Grande Recife; Carpina, na Mata Norte; Garanhuns, no Agreste; e Salgueiro e Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Quem ministrada as aulas é o cineasta, pesquisador e professor Fernando Weller, entre março e junho deste ano. O curso apresenta um panorama dos principais movimentos, filmes e cineastas brasileiros, desde a chegada da sétima arte no país, no final do século 19, até os dias atuais. A capacitação dura cinco dias e carga horária total de 20 horas em cada cidade.

As vagas serão compostas por 50 alunos em cada município, a serem preenchidas pela Secretaria Estadual de Educação, por meio de suas Gerências Regionais de Educação (GRE), e pela produção do curso. Professores da rede pública, principalmente das áreas de história, português, sociologia, filosofia, geografia, artes e afins, têm prioridade.

Vagas remanescentes poderão ser preenchidas por outros professores, educadores de apoio das escolas e/ou produtores culturais locais vinculados a cineclubes ou pontos de cultura dos municípios contemplados. A faixa etária é indeterminada, e as inscrições podem ser feitas através do blog do curso e regionais.

A ideia é capacitar professores da rede pública de ensino de diferentes regiões. O critério de escolha foi atuar em cidades ainda não contempladas onde existam GREs e com carência de cursos teóricos voltados para a área audiovisual.

A primeira edição foi desenvolvida nos municípios de Arcoverde, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. Realizado pela Jaraguá Produções, o projeto, que foi aprovado mediante incentivo do Funcultura Audiovisual (2011/2012), tem o apoio das secretarias estaduais de Cultura e Educação.

Confira a programação:

Petrolina
18 a 22 de março, das 8h às 12h
Biblioteca da Facape, no Campos Universitário S/N, Vila Eduardo
Telefone: (87) 3866-6347

Garanhuns
20 a 24 de maio, das 8h às 12h
Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, na Avenida Caruaru, 508, São José
Telefone: (87) 3761-8407

Carpina
3 e 7 de junho, das 8h às 12h
Escola Técnica Maria Eduarda Ramos de Barros, na Avenida Pe Rocha S/N, São José
Telefone: (81) 3633-4912

Igarassu
10 e 14 de junho, das 8h às 12h
Escola Santos Cosme Damião, na Rua Joaquim Nabuco, 22, Centro
Telefone: (81) 3182-2015

Olinda
17 a 21 de junho, das 8h às 12h
Escola Guedes Alcoforado, na Avenida Joaquim Nabuco, 838, Varadouro
Telefone: (81) 3182-2015

Fonte: Portal G1