Tags

, , ,

Mônica, quem diria, está completando meio século. Claro, ela continua baixinha, gordinha e dentuça e não larga o coelho Sansão. E se perguntarem a sua idade ela vai dizer que tem apenas sete anos. O que não deixa de ser verdade também. Mônica, todo mundo sabe, foi inspirada na filha de Mauricio de Sousa. E apareceu pela primeira vez na tira  número 18 do Cebolinha, publicada na Folha da Manhã. E isso aconteceu no dia 3 de março de 1963.

monica

Ao  longo desses 50 anos, Mônica passou por diversas modificações (ganhou até uma versão jovem). Mas segue sendo amada por crianças de todo o Brasil e do mundo, já que  é publicada até na China.

Um pouco de história

A Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos criado por Mauricio de Sousa no ano de 1959. É a principal série (chamadas de “turmas”) criada pelo cartunista, possuindo ainda uma série de minigrupos, nos quais as personagens passam por várias peripécias cotidianas.

Os primeiros personagens da Turma da Mônica foram Bidu e Franjinha publicados pela Editora Continental em 1960. A Turma da Mônica foi publicada pelas editoras Abril e Globo e desde 2007 vem sendo publicada Panini Comics, além da publicação de tiras no formato de bolso pela própria Panini e pela L&PM.

As novidades recentes da Turma da Mônica são a Turma da Mônica Jovem, lançada em agosto de 2008, Mónica y su pandilla e Monica’s Gang.

Para conferir um pouco de suas histórias, é só acessar os links abaixo e assistir o vídeo contado pelo seu próprio criador, e pai, Maurício de Souza.

Jogos da Turma da Mônicamonica2

Histórias Seriadas

Turma da Mônica Jovem

Turma da Mônica – Quadrinhos