Tags

, , , , , , ,

Depois que comemos, o organismo absorve os nutrientes necessários para o nosso fezes desenhometabolismo. O que sobra é trabalho pelas bactérias que vivem no nosso intestino grosso e forma as fezes. Se examinarmos um pedacinho delas debaixo de um microscópio , vamos encontrar bactérias da flora intestinal mortas, água e restos de alimentos não absorvidos. Já as purulências, apesar de saírem pelo mesmo local, têm origem bem diferente. A maior parte dos gases que formam o pum vem da nossa boca. Apenas 10% deles surgem na fermentação do alimento ao longo do nosso intestino grosso. O resto ou mesmo bolhinhas de ar presente na saliva ou em bebidas gaseificadas (refrigerantes e cerveja, principalmente). Esses gases percorrem todo o tubo digestivo até encontrarem os gases produzidos pela ação de bactérias sobre a comida. Juntos, eles chegam à região do reto – a última parte do tubo digestivo, que termina no ânus –  e ali ficam comprimidos até serem expelidos.

Variações na cor podem indicar tanto o que você comeu no almoço quanto problemas de saúde!

CINZA ESBRANQUECIDO – pode indicar problemas de saúde como doença no fígado ou bloqueio do outro que expele a bílis;

AMARELO – aponta para doença no pâncreas (gordura nas fezes);

VERMELHO – pode indicar hemorragia no trato digestivo inferior (do intestino para baixo) ou mostrar que você comeu muita beterraba

VERDE – ou é uma simples diarréia ou excesso de espinafre e outras folhas verdes

PRETA – mostra ingestão de alimentos ricos em ferro, como bife de fígado, ou problemas de saúde como hemorragia no trato digestivo superior.

O cocô carrega entre 150 a 500 tipos de bactérias em alta concentração - são até 10 trilhões por grama.
Liberamos pum de 12 a 25 vezes ao dia, liberando ao todo 1 litro a 1,5 litro de gases

As causas do fedor

O fedor das fezes – e do pum – é causado por compostos sulfurosos produzidos pelas bactérias em contato com o alimento no intestino. Doenças como pancreatite, fibrose cística e infecções intestinais atrapalham a digestão, e os restos de alimentos não digeridos aumenta a catinga. Alguns alimentos como a carne, também turbinam o odor das fezes.

E se todo mundo fizesse cocô ao mesmo tempo?

fezes 1Um “número 2” simultâneo dos 6,5 bilhões de humanos da Terra formaria 975 mil toneladas de fezes capazes de encher três vezes o Brasil Maru – Maior cargueiro do mundo, com 340 m de comprimento por 60 m de largura.

E se todo mundo peidasse ao mesmo tempo?

Um pum global liberaria 19,5 milhões de litros de metano – o equivalente a 2 mil caminhões que transportam esse tipo de gás. O fedor demoraria de dez a 20 segundos para se dissipar.

Fonte: Adaptado de Almanaque das nojeiras – São Paulo: Abril, 2012.(Mundo Estranho)