Tags

, , ,

manchasUm fenômeno relativamente raro pode ser visto no céu do Grande Recife neste domingo (17). Um enorme círculo colorido em volta do sol está deixando alguns pernambucanos curiosos. De acordo com o diretor do Espaço Ciência de Pernambuco, Antonio Carlos Pavão, trata-se de um fenômeno óptico, parecido com o que “provoca” o arco-íris e pode ser visto até o pôr do sol (embora perca força no início da tarde).

Segundo o cientista e também professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o círculo colorido ao redor do sol é provocado pela dispersão da luz sob os cristais de gelo. “Os cristais de gelo que se formam na altitude funcionam como ‘prismas’, que ao serem atingindos pela luz do sol provocam a ‘separação’ das cores”, explicou Pavão.

Ele disse ainda que o fenômeno é relativamente raro, embora não possa precisar a última vez que ocorreu no Recife. “Tenho fotos do fenômeno registradas há 20 anos, mas não posso afirmar que essa foi a última vez que ocorreu aqui”, disse.

manchas2

 

Vários internautas compartilharam fotos do fenômeno nas redes sociais. Da esquerda para a direita: @mbrennand, @flmalta, @mario_melo e @milennagomes

Fonte: NE10