Tags

,

asteroide Ricardo ferreiraO asteróide 158520 identificado pelos físicos brasileiro Paulo Holvorcem e Charles Juels foi batizado em homenagem ao Professor Ricardo Ferreira, DQF-UFPE.

O asteróide 158520 tem um período de revolução de 4,40 anos e inclinação de 28,9 graus em relação ao plano da órbita da Terra. É uma órbita do tipo “Main Belt IIa”, típica da porção média do cinturão principal de asteróides. O tamanho estimado do asteróide está entre 2.4 e 7.5 km. É uma grande incerteza, porque não se sabe o albedo da sua superfície. Se ele for pouco refletivo, terá de ser maior para explicar o brilho que se observa; se for altamente refletivo, terá de ser menor. O período de rotação deste asteróide não é conhecido (seria necessário um telescópio grande para fazer esta determinação), nem se existem satélites associados ao mesmo (o que precisaria um telescópio enorme e equipamento de óptica adaptativa, e mesmo assim talvez não seja possível para um objeto tão pequeno). Também não se conheçe o tipo espectral do asteróide, que daria uma idéia da composição da superfície.

Você sabe quem é Ricardo Ferreira? Clique aqui.

A orbita percorrida pelo asteróide e outras informações sobre o asteróide 158520 podem ser obtidas nas seguintes páginas:

http://www.minorplanetcenter.net/iau/MPEph/MPEph.html

http://neo.jpl.nasa.gov/orbits/