Tags

,

Olá Feras!hot cold

No dia-a-dia estamos constantemente entrando em contato com objetos ou ambientes onde podemos ter a sensação de quente ou frio, percebendo diferentes temperaturas. E nos últimos dias, foi crescente na Região Nordeste a expressão:  “O calor tá muito grande!”, e na Região Sul: “Nossa, tá muito frio!”.

A partir disso se deduz que as sensações de quente e frio que temos também não são sensações de calor e sim de temperatura. Na verdade,

temperatura é a propriedade intensiva que determina a direção do fluxo de calor entre dois objetos ou meio que estão em contato o próximos

enquanto que

calor, é a energia transferida em consequência de uma diferença de temperatura entre um sistema e sua vizinhança.

temperaturaPara entender melhor, façamos uma analogia com duas piscinas, onde relacionamos o volume de água com calor e o nível da água nas piscinas relacionamos à temperatura. Duas piscinas de mesma profundidade e de tamanho diferentes podem ter o mesmo nível de água. Porém, obrigatoriamente, terão volumes diferentes de água. Podemos concluir que dois objetos com a mesma temperatura podem possuir quantidades diferentes de calor.

Mas de onde vem o calor ???

Todos os corpos possuem energia interna. Esta energia está de certa maneira “armazenada” nos corpos, e vem, entre outras coisas, do movimento ou da vibração dos átomos e moléculas que formam o corpo.

Fonte: Atkins, P.; Jones, L. Princípios de Química. 3ª ed. Bookman.

Site UNESP.