Tags

, , ,

peace q

Dia Mundial da Paz foi nomeado pelo Papa Paulo VI em 8 de dezembro de 1967, passando a ser comemorado de 1 de janeiro de 1968 em diante.

Nesta mesma época, o Papa afirmou que a pretensão desta data não é de uma celebração católica e sim, um dia para as pessoas trocarem votos de paz e  felicidade para o ano que se inicia, com outras pessoas que sejam ou não da mesma religião ou raça.

É difícil falar de um assunto tão harmônico e não lembrar do Nobel da Paz, que é um prêmio dedicado anualmente à pessoa ou organização que tenha feito o maior ou mais significativo ato de fraternização ou resolução de conflitos em qualquer região. A entrega acontece desde 1901, em Oslo, capital da Noruega.

O prêmio de 2012 foi destinado à União Europeia, devido a anos de democracia e estabilidade após duas guerras mundiais.

Dentre diversos ganhadores, destacam-se o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; o líder espiritual Dalai Lama; Nelson Mandella e Frederik Willem de Klerk, ex-presidentes da África do Sul; e Madre Teresa de Calcutá, líder humanitária na Índia.

Desde os primórdios, a humanidade enfrenta conflitos militares, os noticiários de todo o mundo são repletos de cenas de violência de todo tipo, guerras por motivos religiosos, discussões no trânsito, brigas em estádios de futebol.

Fonte: Wallmart