Tags

, , , , , , , , ,

Chulé

É uma espécie de pum emitido por bactérias que se alojam nos pés. Depois de se alimentarem de pedacinhos de pele morta e de suor, elas eliminam compostos com odor forte, como o ácido isovalérico e metanotiol.

Frieira

frieiraRachaduras, descamação, coceira, amolecimento da pele e utras feridas são alguns dos sintomas que os fungos – dermatófitos – causam nos pés.

Bicho geográfico

bicho geográficoA larva do parasita Ancylostoma brasiliense fica nas fezes de animais como cães e gatos. Ela perfura a camada superficial da pele e circula desordenadamente por lá, deixando rastro e causando coceira.

Olho de peixe

olho de peixeO HPV, vírus causador do olho de peixe, entra no organismo por meio de feridas na pele. O vírus faz crescer uma verruga interna (da sola para dentro da pele). Isso é o olho de peixe. Para exterminar o HPV é necessário fazer uma cauterização.

Bicho de pé

bicho de péO ‘bicho’ é, na verdade, uma pulga que vive no solo de pastos e chiqueiros. A pulguinha – fêmea e grávida – penetra a pele da vítima quando quer desovar. Ela alimenta-se de sangue e põe de 150 a 200 ovos. Em seguida, morre.

Como surge a unha encravada?

unha encravadaCortar a unha dos pés redondinha, acompanhando o formato do dedo, e usar meias ou calçados apertados podem fazer a carne do dedo ficar no caminho da unha que está crescendo. Depois que a unha entra na pele, os sintomas vão de dor e vermelhidão a uma inflamação com pus. No último estágio, a dor é intensa e punta uma carne esponjosa, que sangra ao menor toque com elevada concentração de pus.

A abundância de alimento estimula os fungos do mesmo tipo dos causadores das frieiras a instalarem por baixo da unha que, enfraquecida, muda de cor e pode cair.

Fonte:  Almanaque das nojeiras – São Paulo: Abril, 2012.(Mundo Estranho)