Tags

, , , , ,

Olá Feras!!

Últimas provas do vestibular, provas do colégio, férias se aproximando… que tal conferir algumas curiosidades em nosso blog? Vamos então, para mais uma leitura de coisas estranhas do mundo animal!

Moscas gostam de pus e escarros?

moscasO cardápio das moscas é de embrulhar o estômago, são chegadas a fezes, pus, escarro e cadáveres de animais e vegetais em decomposição. Elas se sentem atraídas por esse menu por dois motivos: pelo forte odor e porque são eles que permitem o pleno desenvolvimento das larvinhas. Como não tem dentes, as moscas não conseguem ingerir nada sólido, então, lançam uma saliva sobre o alimento para decompô-lo, formando uma papa. Em seguida, usam seu aparelho bucal, chamado de probóscide, para lamber a ‘gororoba’. Outro truque é vomitar o alimento e voltar a ingeri-lo, mais amolecido.

Como vivem na imundice as mocas levam sujeira para todo lugar – podem contaminar alimentos com bactérias e propagar doenças.

Os suínos podem se alimentar de comida estragada?

suínosSe comer um alimento podre, o porco pode sim, passar mal. E, ainda, pode contrair verminoses, doenças e até morrer. Acontece que, em muitas pequenas criações, ainda é comum dar aos suínos restos de comida misturados e fervidos – a famosa lavagem. Apesar de nojenta e levemente azeda, por causa da fermentação, essa mistureba ainda não é um rango estragado. Mas também, não é indicada: “A prática de dar restos de comidas aos suínos é totalmente condenada porque traz riscos para a saúde do animal e de quem ingerir sua “carne”, diz o engenheiro agrônomo Dirlei Antônio Bento, na UNESP.

É verdade que a hiena ingere cocô?

hienaPor mais nojento e inacreditável que pareça, as hienas são adeptas da coprofagia (hábito de se alimentar de fezes). Elas comem excrementos de alguns herbívoros, como gnus e antílopes. Dentre as hipóteses para essa escola estão a riqueza em minerais dessas fezes e a ajuda na digestão do animal. Há ainda a possibilidade de que elas só se alimentem de cocô em situações de emergência, quando não conseguem encontrar outra coisa para comer.

A dieta das hienas é composta de cadáveres de animais e restos de comidas, mas elas também caçam animais vivos.

Fonte:  Almanaque das nojeiras – São Paulo: Abril, 2012.(Mundo Estranho)