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Olá Feras!

Este post é direcionado aos feras que prestarão a prova da UPE nos próximo dias 25, 26 e 27 de novembro de 2012. Durante os três dias, vocês farão as provas de todas as áreas do conhecimento, concorrendo a uma vaga na Universidade de Pernambuco (UPE). Ao todo são 52 cursos que a UPE oferece, com oito novos cursos: Licenciatura em Ciências Sociais (40 vagas), Bacharelado em Saúde Coletiva (20 vagas), Direito (30 vagas), que serão ofertados no campus da instituição em Santo Amaro; pertencentes ao campus Mata Norte (Nazaré da Mata) são Licenciatura em Letras Espanhol (40 vagas) e Tecnológico de Gestão em Logística (40 vagas); Serviço Social (40 vagas) e Tecnológico de Gestão em Logística (40 vagas) oferecidos no campus Mata Sul (Palmares); e Medicina (20 vagas) no campus da UPE em Serra Talhada.

Os conteúdos abaixo são válidos para o triênio (2013-2015). Verifique se conseguiu estudar todos eles. Caso não, tente estudar um pouco mais, faltam algumas semanas ainda, para você se preparar!

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

1. Propriedades e modos de organização de gêneros textuais orais e/ou escritos, de esferas discursivas diversas (literária, jornalística, publicitária etc.), considerando também as especificidades relacionadas aos tipos textuais (narração, descrição, exposição, argumentação e injunção). 2. Gêneros digitais: usos, impacto e função social. 3. Interpretação de imagens, gráficos, tabelas, mapas, entre outros gêneros que se organizam em torno de recursos multimodais. 4. Relações do texto com seu contexto espaço-temporal e cultural de produção e circulação. 5. Papéis sociais dos interlocutores e sua repercussão na construção do texto. 6. Argumentação e formas de apresentação de diferentes pontos de vista. 7. Identificação de informações implícitas, produção de inferências, relação entre informações do texto e conhecimentos prévios. 8. Estratégias de construção e manutenção da unidade temática do texto, de sua progressão e de sua coerência global. 9. Atribuição coerente de título, divisão pertinente de parágrafos e uso de convenções gráficas de apresentação do texto. 10. Princípio da intertextualidade (relações entre diferentes textos), inclusive o reconhecimento de sínteses ou paráfrases de textos ou parágrafos e o valor argumentativo da citação. 11. Relações entre diferentes tipos de linguagem e seus respectivos recursos expressivos. 12. Efeitos de sentido provocados pelo uso da linguagem figurada (metáforas, metonímias, entre outras). 13. Efeitos de sentido (surpresa, dúvida, ênfase, contraste, adesão, discordância, ironia, humor etc.), provocados pelo uso de certas palavras e expressões ou de recursos gráficos, como emprego de parênteses, aspas, travessões, tipos de letras e outros recursos multimodais. 14. Efeitos de sentido decorrentes do emprego expressivo dos sinais de pontuação. 15. Aspectos semânticos do vocabulário da língua (noções de polissemia, sinonímia, antonímia, hiperonímia, partonímia, campo semântico etc.). 16. Colocação das palavras, com destaque para a produção de sentidos em decorrência da posição da palavra no enunciado. 17. Traços semânticos de radicais, prefixos e sufixos. 18. Procedimentos de coesão por reiteração: repetição (paráfrase, paralelismo, repetição de unidades lexicais e gramaticais); substituição gramatical (retomada por pronome e por advérbio), lexical (retomada por sinônimo, por hiperônimo e por caracterizador situacional) e por elipse. 19. Relações coesivas promovidas pelo léxico, evidenciadas pela associação de sentido entre palavras da mesma área semântica. 20.Relações coesivas e semânticas (de causalidade, temporalidade, finalidade, condicionalidade, comparação, oposição, adição, conclusão, explicação, restrição etc.) entre orações, períodos ou parágrafos, sinalizadas pelos diferentes tipos de expressões conectivas ou sequenciadoras (conjunções, preposições, advérbios e respectivas locuções).21. Norma e preconceito linguístico; variação linguística em decorrência da diversidade de contextos socioculturais em que a língua se insere; marcas dos vários níveis de linguagem (do mais formal ao mais informal) nas modalidades oral e escrita da língua; 22. Convenções ortográficas. 23. Recursos de ampliação do vocabulário da língua (processos de formação de palavras, neologismos e estrangeirismos, atribuição de novos significados a palavras já existentes). 24. Normas da flexão dos verbos (regulares e irregulares). 25. Padrões de concordância e de regência verbal e nominal; emprego do sinal indicador da crase.

LITERATURA BRASILEIRA

1. O texto literário. 1.1 conceitos; especificidades, características e funcionalidade. 1.2 estilo individual, estilo de época, texto e contextos social e histórico. 2. Funções da linguagem. 2.1 as funções da linguagem no estudo do texto literário e não-literário. 2.2 – conotação e denotação na análise de texto literário e não-literário. 3. Gêneros literários. 3.1 lírico, épico, narrativo (conto, crônica, romance e novela) e dramático. 3.2 aspectos constitutivos dos gêneros literários. 4. A plussignificação da linguagem literária. 4.1 Intertextualidade e Interdiscursividade. 4.2 paródia e paráfrase. 5. Estudo da gênese da literatura brasileira. 5.1 a influência da literatura portuguesa na formação da literatura brasileira: da era medieval ao classicismo de Camões. 5.2 A informação e a missão – a literatura de viagens e a de catequese. 6. O Quinhentismo. 6.1 contexto social e histórico: o estudo da produção literária do Brasil colonial. 6.2 A Carta de Caminha e Crônicas dos Viajantes. 7. O Seiscentismo. 7.1 contexto social e histórico: o estudo da produção literária da época seiscentista. 7.2 a poesia de Gregório de Matos, os Sermões de Padre Antônio Vieira. 8. O Setecentismo. 8.1 contexto social e histórico: o estudo da produção literária do período setecentista. 8.2 O arcadismo mineiro – o épico, o lírico e o satírico. Cláudio Manoel da Costa. Tomás Antônio Gonzaga – José Basílio da Gama. 9. O Romantismo. 9.1 contexto social e histórico: o estudo da produção literária do período romântico brasileiro. 9.2 as fases da poesia romântica: nacionalista, ultrarromântica e social. 9.3 a prosa romântica: indianista e urbana. 9.3 A literatura de transição de Manoel Antonio de Almeida. 9.4 o estudo das principais obras dos seguintes autores: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Joaquim Manoel de Macedo, José de Alencar e Manuel Antonio de Almeida. 10. O Realismo. 10.1 contexto social e histórico: o estudo da produção literária do período realista do Brasil. 10.2 a relação entre o paradigma racionalista e a construção da estética realista e naturalista do Brasil. 10.3 prosa  as idiossincrasias da literatura de Machado de Assis e de Aluísio Azevedo. 10.4 poesia  parnaso-simbolista: o esteticismo de Olavo Bilac entre o sensualismo e o perfeccionismo do verso, e Cruz e Souza entre o misticismo e a revolta contra o preconceito racial. 11. Pré-modernismo. 11.1 contexto social e histórico: o estudo da produção literária da época. 1.2 o estudo dos seguintes autores e suas principais obras: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos. 12. As Vanguardas Europeias. 12.1 contexto social e histórico: o estudo das diversas influências estéticas na literatura da época. 12.2 futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo, impressionismo e surrealismo. 13 Modernismo. 13.1 Primeira Fase: A Semana de Arte de 22: a inovação de Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. 13.2 Segunda Fase – o Modernismo de 30: a poesia nas suas múltiplas faces: Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. 13.3 O Regionalismo Nordestino: a narrativa vigorosa, a denúncia social e a forte oralidade na ficção  Rachel de Queiroz, José Lins do Rêgo, Graciliano Ramos e Jorge Amado. 3.4 Terceira Fase – a GERAÇÃO de 45: João Cabral de Melo Neto (o poeta engenheiro); Clarice Lispector (epifania clariciana) e João Guimarães Rosa (a linguagem reinventada). 14. Tendências da Literatura Contemporânea. 14.1 Poesia Concretista: Ferreira Gullar, Décio Pignatari e Os Irmãos Campos. 14.2 As peculiaridades da produção literária dos seguintes autores: Mário Quintana, Paulo Leminski, Adélia Prado e Raimundo Carrero. 14.3 O teatro brasileiro. – A visão inovadora de Nélson Rodrigues. 14.4 A denúncia social, o humor e a ironia de Ariano Suassuna.

OBRAS LITERÁRIAS SUGERIDAS

1. ALVES, Castro et al. Antologia de poesia brasileira: romantismo. São Paulo: Ática, 1998.
2. ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Ática, 1998.
3. ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ática, 1998.
4. GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas. São Paulo: Martin Claret, 2007.
5. LISPECTOR, Clarice. Laços de Família. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2011.
6. MATOS, Gregório de. Antologia. Porto Alegre: L&PM Editores, 1999.
7. MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina. Alfaguara Brasil, 2007.
8. RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2006.
9. ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
10. SUASSUNA, Ariano. A Farsa da Boa Preguiça. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.

Sugestão de Filmes

1. Título no Brasil: Carlota Joaquina, Princesa do Brasil Título Original: Carlota Joaquina – Princesa do Brasil País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Tempo de Duração: 100 minutos Ano de Lançamento: 1995 Site Oficial: Estúdio/Distribuidora: Europa Filmes Direção: Carla Camurati

2. Título no Brasil: O Nome da Rosa Título Original: Der Name Der Rose País de Origem: França/Itália/Alemanha Gênero: Suspense Tempo de Duração: 131 minutos Ano de Lançamento: 1986 Site Oficial: Estúdio/Distribuidora: Warner Home Vídeo; Direção: Jean-Jacques Annaud.

3. Título no Brasil: Caramuru – A Invenção do Brasil Título Original: Caramuru – A Invenção do Brasil País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Classificação etária: 12 anos Tempo de Duração: 85 minutos Ano de Lançamento: 2001; Estúdio/Distribuidora: Sony Pictures Direção: Guel Arraes.
4. Título no Brasil: Narradores de Javé. Título Original: Narradores de Javé País de Origem: Brasil/França Gênero: Drama Tempo de Duração: 100 minutos Ano de Lançamento: 2003 Site Oficial: Estúdio/Distribuidora: Direção: Eliane Caffé.
5. Título no Brasil: Memórias Póstumas. Título Original: Memórias Póstumas
País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Tempo de Duração: 102 minutos
Ano de Lançamento: 2001. Site Oficial: http://www.brasfilmes.com.br/memori aspostumas/ Estúdio/Distribuidora: Europa Filmes. Direção: André Klotzel.
6. Título no Brasil: Sociedade dos Poetas Mortos. Título Original: Dead Poets Society
País de Origem: EUA Gênero: Drama Classificação etária: 12 anos Tempo de Duração: 129 minutos. Ano de Lançamento: 1989 Estúdio/Distribuidora: Walt Disney. Direção: Peter Weir.
7. Título no Brasil: Guerra de Canudos. Título Original: Guerra de Canudos. País de Origem: Brasil. Gênero: Drama. Tempo de Duração: 170 minutos. Ano de Lançamento: 1997. Estúdio/Distribuidora: Sony Pictures. Direção: Sergio Rezende.
8. Título no Brasil: Meia-Noite em Paris. Título Original: Midnight in Paris País de Origem: Espanha/EUA Gênero: Comédia/Romance Classificação etária: 12 anos Tempo de Duração: 100 minutos Ano de Lançamento: 2011 Estreia no Brasil: 17/06/2011. Site Oficial: Estúdio/Distribuidora: Paris Filmes. Direção: Woody Allen.
9. Título no Brasil: Baile Perfumado. Título Original: Baile Perfumado País de Origem: Brasil. Gênero: Drama. Tempo de Duração: 93 minutos Ano de Lançamento: 1997. Site Oficial: Estúdio/Distribuidora: Direção: Paulo Caldas/Lírio Ferreira.
10. Título no Brasil: Diários de Motocicleta Título Original: The Motorcycle Diaries País de Origem: Argentina/EUA/Inglaterra/Cuba/Alemanha/México/Chile/Peru/França Gênero: Drama Tempo de Duração: 130 minutos Ano de Lançamento: 2004 Estreia no Brasil: 07/05/2004. Site Oficial: http://www.motorcyclediaries.net/ Estúdio/Distribuidora: Buena Vista Direção: Walter Salles.
11. Título no Brasil: A Hora Da Estrela. Título Original: A Hora da Estrela País de Origem: Brasil Gênero: Drama Tempo de Duração: 96 minutos Ano de Lançamento: 1986. Direção: Suzana Amaral.

12. Título no Brasil: O Auto da Compadecida Título Original: O Auto da Compadecida País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Tempo de Duração: 104 minutos Ano de Lançamento: 2000. Estúdio/Distribuidora: Sony Pictures. Direção: Guel Arraes.

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
LÍNGUA INGLESA

A prova constará de: 1. Compreensão e Interpretação de Textos; 2. Fonologia; 3. Ortografia; 4. Morfossintaxe; 5. Conhecimento do léxico – inclusive de idiomatismos mais frequentes da língua inglesa.

LÍNGUA ESPANHOLA

APRESENTAÇÃO

A prova de Língua Espanhola tem por objetivo axial avaliar a competência comunicativa do candidato como leitor e intérprete dessa língua e de seu valor como linguagem que age na sociedade. A competência comunicativa exigida deve manifestar-se na capacidade de no ato de ler: a) compreender e interpretar, com correção, textos de diferentes tipos e gêneros; b) estabelecer relações adequadas entre os textos e seus contextos de produção; c) apreender a linguagem como evento de enunciação; d) refletir sobre a própria língua, suas funções e modos de organizar-se. A competência comunicativa requerida manifestar-se-á em competências relativas à representação e comunicação – seja na compreensão escrita, seja na percepção da função e papel social das mensagens, seja na reflexão metalinguística ou gramatical – e em competências relativas à contextualização sociocultural da linguagem como evento de enunciação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Em relação a textos, escritos em língua espanhola, de notícias, informações científicas e técnicas, anúncios, avisos, cartas, convites, comentários, crônicas, entrevistas, diálogos, descrições, narrativas, tiras e charges, fábulas, romances e poemas:

1. Quanto à representação e comunicação na compreensão escrita. 1.1 Usar o título para inferir o conteúdo do texto; 1.2 Apreender as ideias principais; 1.3 Reconhecer os detalhes que apoiam as ideias principais; 1.4 Distinguir, nos textos escritos, os fatos relatados das opiniões; 1.5 Apreender as ideias principais de textos opinativos; 1.6 Compreender textos escritos destinados a orientar a realização de ações e procedimentos; 1.7 Identificar posições ideológicas nos textos escritos; 1.8 Reconhecer características próprias do tipo textual; 1.9
Detectar conhecimentos prévios que antecipam sentidos relativos ao texto. 2. Quanto à representação e comunicação e a reflexão metalinguística ou gramatical. 2.1 Reconhecer as letras e os signos ortográficos como elementos formais básicos da língua espanhola; 2.2 Identificar as convenções de acentuação de palavras; 2.3 Identificar as convenções de pontuação dos enunciados e textos; 2.4 Explicitar os efeitos de sentido que provocam os sinais de pontuação; 2.5 Reconhecer a função das partículas de relação na oração; 2.6 Reconhecer a função de marcadores e conectores; 2.7 Reconhecer relações temporais no emprego de tempos verbais (anterioridade, simultaneidade, posterioridade); 2.8 Reconhecer efeitos de sentido provocados pelo uso de determinadas palavras ou expressões; 2.9 Identificar relações de articulação e de dependência entre as palavras de um enunciado. 3. Quanto à pesquisa e compreensão. 3.1 Perceber as relações entre os parágrafos e a função dos conectores dentro da estrutura global do texto; 3.2 Estabelecer relações sintático-semânticas entre partes de um texto (adição, oposição, explicação, conclusão, causa, consequência, condição, temporalidade e finalidade); 3.3 Identificar recursos (repetições, substituições, associações, uso de conectivos) que contribuem para a coesão e coerência do texto; 3.4 Identificar marcas lexicais ou gramaticais que expressam valores ideológicos; 3.5 Reconhecer a heterogeneidade linguística e cultural dos povos que falam a língua espanhola; 3.6 Identificar os efeitos de sentido originados pela diagramação do texto (tipo, tamanho e estilo de fontes); 3.7 Identificar e relacionar sentidos ou informações com base em figuras, fotos, ilustrações, tabelas, esquemas, gráficos, mapas e outros recursos audiovisuais. 4. Quanto à contextualização sociocultural. 4.1 Identificar o propósito comunicativo nas situações de interação comunicativa escrita; 4.2 Identificar as expressões verbais que num determinado contexto cultural indicam atitudes ou posturas de polidez; 4.3 Identificar o universo referencial do texto; 4.4 Analisar as diferentes linguagens nos diversos contextos sociais. 5. Linguagem como evento de enunciação. 5.1 Reconhecer aspectos socioculturais de povos de fala espanhola; 5.2 Captar as intenções das mensagens veiculadas nos meios de comunicação; 5.3 Compreender aspectos do uso e do funcionamento da língua para refletir sobre suas relações com os efeitos de sentido pretendidos; 5.4 Identificar, nos textos, situações de humor, ambiguidade, ironia; 5.5 Referir as palavras-chave dos textos.

MATEMÁTICA

1. NÚMEROS E OPERAÇÕES: 1.1 Números reais: conceitos, representações, operações e ordem. 1.2 Números primos e compostos. 1.3 Divisibilidade, o maior divisor comum e o menor múltiplo comum. 1.4 Decomposição em fatores primos e o Teorema Fundamental da Aritmética. 1.5 Porcentagens, juros simples e compostos. 1.6 Proporcionalidade entre números e entre grandezas, proporções, escalas, regra de três, divisão em partes proporcionais, taxa de variação. 1.7 Correspondência entre os números reais e os pontos de uma reta. 1.8 Combinatória, permutação, arranjo e combinação simples.1.9 Notação científica. 2. ÁLGEBRA E FUNÇÕES: 2.1 Relações entre grandezas. 2.2 Conceitos básicos e representações algébricas e gráficas. 2.3 Crescimento e decrescimento. 2.4 Relação entre os parâmetros de uma função e sua representação gráfica. 2.5 Função afim (polinomial do 1º grau), zero, estudo dos coeficientes. 2.6 Função quadrática (polinomial do 2º grau), zeros, coeficientes, pontos de máximo e mínimo, concavidade, eixo de simetria. 2.7 Função exponencial. 2.8 Domínio de validade e situações de continuidade e descontinuidade de funções lineares, quadráticas e exponenciais. 2.9 Funções seno e cosseno: domínio, imagem, gráficos, relações entre gráficos e parâmetros. 2.10 Sistemas de duas ou três equações e duas ou três incógnitas. 2.11 Sequências numéricas: conceito, tipos, termo geral, Progressões Aritméticas e Geométricas e suas propriedades. 2.12 Interpretação gráfica da solução de um sistema de duas inequações de primeiro grau e duas incógnitas. 3. GEOMETRIA: 3.1 Figuras espaciais: planificações, vistas e perspectivas. 3.2 Diagonais de prismas e alturas de pirâmides. 3.3 Propriedades dos corpos redondos (cilindro, cone, tronco de cone e esfera). 3.4 Polígonos regulares inscritos na circunferência. 3.5 Simetrias: reflexão, translação e rotação e composição de transformações. 3.6 Semelhança de figuras planas. 3.7 Teorema de Tales. 3.8 Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo. 3.9 Lei dos senos e dos cossenos. 3.10 Propriedades dos poliedros (prismas, pirâmides, tronco de pirâmide, poliedros regulares, poliedros de Platão e relação de Euler). 3.11 Sentido geométrico dos parâmetros da equação de uma reta, relação entre os coeficientes de retas paralelas e perpendiculares. 3.12 Posições relativas entre duas retas, entre dois planos e entre retas e planos. 3.13 Plano cartesiano: pontos e figuras poligonais, distância entre dois pontos, estudo da reta e da circunferência. 3.14 Vetores: conceito (geométrico e algébrico) e operações. 4. GRANDEZAS E MEDIDAS: 4.1. Relações de dependência e de independência entre a figura geométrica (segmentos, linhas, figuras planas, sólidos) a grandeza associada (comprimento, área e volume) e a medida dessa grandeza (número real). 4.2 Medida da área e do perímetro de figuras planas limitadas por segmentos de reta e/ou arcos de circunferência. 4.3 Medida da área do círculo, de setores circulares e coroas. 4.4. Medida do volume de sólidos geométricos (cilindro, prisma, pirâmide, cone e esfera). 5. ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: 5.1. Interpretação de tabelas e gráficos de diferentes tipos. 5.2 Noções básicas de espaço amostral. 5.3 Medidas de tendência central (média, moda e mediana) para um conjunto de dados numéricos agrupados e não agrupados. 5.4 Medidas de dispersão (amplitude, desvio-médio, variância e desvio-padrão) para um conjunto de dados numéricos agrupados e não agrupados. 5.5 Probabilidade: conceito, probabilidade de ocorrência de um evento, probabilidade da união de dois eventos, probabilidade de eventos simultâneos, probabilidade de eventos independentes, probabilidade condicional.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

BIOLOGIA

1. BIOQUÍMICA – 1.1 Água e os seres vivos – estrutura e importância da água para a vida. 1.2 Glicídios – Classificação e importância dos glicídios 1.3 Lipídios – Classificação e importância dos lipídios. 1.4 Proteínas – composição molecular, arquitetura e função das proteínas. 1.5 Vitaminas – principais vitaminas e suas fontes naturais e avitaminoses. 1.6 Ácidos nucleicos – tipos de ácidos nucleicos: DNA e RNA, componentes e estruturas dos ácidos nucleicos. 2. ORIGEM DA VIDA – 2.1 Abiogênese e Biogênese. 2.2 Hipóteses autotrófica e heterotrófica. 3. CITOLOGIA – 3.1 Célula procariota e eucariota. 3.2 Membranas e envoltórios externos à membrana plasmática. 3.3 Permeabilidade celular. 3.4 Endocitose e exocitose. 3.5 Organelas: organização estrutural e funcional. 3.6 Metabolismo energético: fotossíntese, respiração e fermentação. 3.7 Núcleo celular. 3.8 Processo mitótico e meiótico. 3.9 Metabolismo de controle gênico celular: Replicação, Transcrição, Código Genético e Tradução. 4. REPRODUÇÃO E EMBRIOLOGIA ANIMAL – 4.1 Reprodução Assexuada e Sexuada. 4.2 Fecundação. 4.3 Segmentação, blastulação, gastrulação e organogênese. 5. HISTOLOGIA – 5.1 Tecidos animais – tecidos epiteliais, tecidos conjuntivos propriamente ditos e de sustentação e transporte, tecidos musculares e tecido nervoso. 6. TAXONOMIA – 6.1 Sistemas de classificação biológica. 6.2 Regras de nomenclatura. 6.3 Os reinos biológicos: características gerais e importância. 7. VÍRUS, BACTÉRIAS, PROTOZOÁRIOS E FUNGOS – 7.1 Reprodução de vírus, bactérias e protozoários. 7.2 Higiene e Saúde I: 7.2.1 Imunidade. 7.2.2 Viroses: principais viroses humanas. 7.2.3 Bacterioses: principais doenças humanas causadas por bactérias. 7.2.4 Agente causal, modo de transmissão, sintomatologia e profilaxia das bacterioses. 7.2.5 Principais parasitoses ocorrentes no Brasil: ciclos evolutivos de protozoários causadores de parasitoses. 7.2.6 Agente causal, modo de transmissão, sintomatologia e profilaxia das parasitoses. 8. BOTÂNICA – 8.1 Características gerais dos grandes grupos atuais. 8.2 Evolução da reprodução nos grupos vegetais. 8.3 Tecidos vegetais – meristemas primários e secundários; fundamental, parênquima, esclerênquima e colênquima; vascular, xilema e floema; dérmico, epiderme e periderme. 8.4 Morfologia vegetal. 9. ZOOLOGIA – 9.1 Principais filos animais e suas características gerais. 9.2 Higiene e Saúde II: 9.2.1 Principais parasitoses ocorrentes no Brasil: ciclos evolutivos de vermes causadores de parasitoses. Agente causal, modo de transmissão, sintomatologia e profilaxia das parasitoses. 10. FUNÇÕES VITAIS NOS ANIMAIS – 10.1 Nutrição e digestão. 10.2 Circulação e transporte. 10.3 Respiração. 10.4 Excreção. 10.5 Sistemas de proteção, sustentação e locomoção. 10.6 Sistemas integradores e regulação funcional. 10.7 Os sentidos. 11. ASPECTOS SOCIAIS DA BIOLOGIA – doenças sexualmente transmissíveis, uso indevido de drogas, gravidez na adolescência, obesidade. 12. GENÉTICA BÁSICA – 12.1 Hereditariedade e diversidade da vida: padrões mendelianos e não-mendelianos, interação gênica, alelos múltiplos, penetrância e expressividade. 12.2 Ligações gênicas, recombinação e mapas genéticos. 12.3 Herança e determinação do sexo e cromossomos sexuais. 12.4 Mutações gênicas e alterações cromossômicas. 13. GENÉTICA MODERNA – SUAS APLICAÇÕES E ASPECTOS ÉTICOS – 13.1 Noções de célula-tronco. 13.2 Clonagem. 13.3 Tecnologia do DNA recombinante. 13.4 Genoma humano. 14. EVOLUÇÃO – 14.1 Teorias evolutivas. 14.2 Evidências da evolução. 14.3 Formação e evolução das espécies. 14.4 Fatores evolutivos. 14.5 Seleção artificial e seu impacto ambiental e populacional. 14.6 Noções de probabilidade e genética de populações. 15. ECOLOGIA – 15.1 Ecossistemas e seus componentes. 15.2 Dinâmica de populações. 15.3 Ciclos biogeoquímicos. 15.4 Biociclos: terrestre, de água doce e marinho. 15.5 Relações entre os seres vivos. 15.6 Sucessão ecológica e Biomas. 15.7 Conservação da Biodiversidade. 15.8 Problemas ambientais: mudanças climáticas; desmatamento; erosão; introdução de espécies exóticas; poluição da água, do solo e do ar.

FÍSICA

1. CONHECIMENTOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS – 1.1 Ordem de grandeza e notação científica; 1.2 Sistema Internacional de Unidades; 1.3 Escalas e gráficos; 1.4 Grandezas escalares e vetoriais; 1.5 Operações básicas com vetores. 2. CINEMÁTICA – 2.1 Movimento e repouso: movimento com velocidade constante e movimento com aceleração constante; 2.2 Lançamento Vertical; 2.3 Movimento no plano: movimento relativo, movimento circular uniforme e movimento dos projéteis (oblíquos); 2.4 Velocidade tangencial e angular; 2.5 Aceleração centrípeta; 2.6 Movimento circular uniformemente acelerado: aceleração tangencial e aceleração resultante.3. DINÂMICA – 3.1 As leis de Newton; 3.2 Noção de sistemas de
referência inerciais e não inerciais; 3.3 Gravitação universal; 3.4 Leis de Kepler; 3.5. Centro de massa; 3.6. Quantidade de movimento (momento linear); 3.7 Conservação da quantidade de movimento (momento linear); 3.8 Forças no movimento curvilíneo: Força centrípeta; 3. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração; 3.10 Teorema do Impulso. 4. ENERGIA MECÂNICA – 4.1 Trabalho e Energia; 4.2 Potência; 4.3 Energia cinética; 4.4 Energia potencial: elástica e gravitacional; 4.5 Forças conservativas e dissipativas; 4.6 Conservação da energia mecânica; 4.7 Dissipação de energia; 4.8 Choques mecânicos. 5. ESTÁTICA – 5.1 Condição de equilíbrio estático do ponto material; 5.2 Momento de uma força (torque); 5.3 Condições de equilíbrio estático do corpo rígido. 6. HIDROSTÁTICA – 6.1 Princípio de Pascal, Arquimedes e Stevin; 6.2. Medida de pressão: experiência de Torricelli, Manômetros; 6.3. Flutuação e estabilidade. 7. ÓPTICA GEOMÉTRICA – 7.1. Princípios da Óptica Geométrica, raio de luz, formação de sombra e penumbra. 7.2 Reflexão da luz: reflexão regular e difusa, leis da reflexão, espelhos planos e esféricos, formação das imagens e equação dos pontos conjugados. 7.3 Refração da Luz: Leis da refração, reflexão total, posição aparente, lâminas de faces paralelas e prismas. 7.4 Lentes esféricas: classificação geométrica das lentes, elementos geométricos, comportamento óptico, formação das imagens, equação dos pontos conjugados, vergência de uma lente, óptica da visão e arranjos ópticos simples. 7.5. Óptica física: interferência, difração e polarização. 8. TERMOLOGIA – 8.1 Conceitos básicos: estados físicos da matéria, temperatura e de calor; 8.2 Termômetros e escalas de medidas da temperatura (Celsius, Fahrenheit e Kelvin); 8.3 Dilatação térmica: dilatação dos sólidos, dilatação dos líquidos e comportamento térmico da água. 8.4 Calorimetria: calor sensível, calor latente, capacidade térmica, calor específico, mudanças de estado físico e diagrama de fase; 8.5 Propagação de calor: condução, convecção e radiação. 8.6 Gases: variáveis de estado, equação de Clapeyron, lei dos gases perfeitos, transformações gasosas particulares: isotérmica, isobárica, isocórica e adiabática e teoria cinética dos gases. 8.7 Termodinâmica: trabalho realizado por um gás, energia interna, leis da termodinâmica, transformações cíclicas e ciclo de Carnot. 9. FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E ONDULATÓRIOS – 9.1 Oscilações; 9.2 Movimento harmônico simples; 9.3 Considerações sobre força e energia no MHS; 9.4 Cinemática e dinâmica do movimento oscilatório: pêndulos; 9.5 Ondas: propagação de pulsos em um meio material. 9.6 Reflexão e refração de pulsos no ponto de separação de dois meios; 9.7 Ondas Longitudinais; 9.8 Ondas Transversais; 9.9 Ondas Progressivas; 9.10 Ondas Estacionárias. 10. FENÔMENOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS – 10.1 Carga elétrica e corrente elétrica: Lei de Coulomb; 10.2 Condutores e isolantes; 10.3 Campo elétrico: Linhas de força; 10.4 Energia potencial elétrica e potencial elétrico; 10.5 Superfícies equipotenciais; 10.6 Poder das pontas; 10.7 Blindagem; 10.8 Capacitores: associação de capacitores; 10.9 Resistores: associação de resistores; 10.10 Efeito Jaule; 10.11 Lei de Ohm; 10.12 Resistência e resistividade; 10.13 Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia;
10.14 Circuitos elétricos simples; 10.15 Associação de geradores; Leis de Kirchhoff; 10.16 Corrente Continua e corrente alternada; 10.17 Medidores elétricos; 10.18 Representação gráfica de circuitos; 10.19 Símbolos Convencionais; 10.20 Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos; 10.21 Ímãs e seus Polos Magnéticos; 10.22 Campos Magnéticos; 10.23 Campo Magnético Terrestre; 10.24 Linhas de Campo Magnético; 10.25 Forças Magnéticas; 10.26 Indução Magnética; 10.27 11. RELATIVIDADE RESTRITA E FÍSICA QUÂNTICA – 11.1 Introdução à Teoria da Relatividade Restrita; 11.2 Experiência de Michelson-Morley; 11.3 Postulados da Relatividade Restrita; 11.4 Dilatação Temporal; 11.5 Quantidade de Movimento, Energia e Massa Relativística; 11.6 Origens da Mecânica Quântica; 11.7 Radiação Térmica; 11.8 Corpo Negro; 11.9 Quantização da Energia (Hipótese de Planck); 11.10 Efeito Fotoelétrico; 11.11 Modelos Atômicos; 11.12 O Átomo de Rutherford; 11.13 Modelo Atômico de Bohr; 11.14 Natureza Ondulatória da Matéria; 11.15 Dualidade Onda-Partícula; 11.16 Princípio da Incerteza.

QUÍMICA

1. Transformações Químicas – Evidências de transformações químicas. Interpretando transformações químicas. Sistemas Gasosos: Lei dos gases. Equação geral dos gases ideais, Princípio de Avogadro, conceito de molécula; massa molar, volume molar dos gases. Teoria cinética dos gases. Misturas gasosas. Modelo corpuscular da matéria. Modelo atômico de Dalton. Natureza elétrica da matéria: Modelo Atômico de Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica. Elementos químicos e Tabela Periódica. Reações químicas. 2. Representação das transformações químicas – Fórmulas químicas. Balanceamento de equações químicas. Aspectos quantitativos das transformações químicas. Leis ponderais das reações químicas. Determinação de fórmulas químicas. Grandezas Químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro. Cálculos estequiométricos. 3. Materiais, suas propriedades e usos – Propriedades de materiais. Estados físicos de materiais. Mudanças de estado. Misturas: tipos e métodos de separação. Substâncias químicas: classificação e características gerais. Metais e Ligas metálicas. Ferro, cobre e alumínio. Ligações metálicas. Substâncias iônicas: características e propriedades. Substâncias iônicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato. Ligação iônica. Substâncias moleculares: características e propriedades. Substâncias moleculares: H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4. Ligação Covalente. Polaridade de moléculas. Forças intermoleculares. Relação entre estruturas, propriedade e aplicação das substâncias. 4. Água – Ocorrência e importância na vida animal e vegetal. Ligação, estrutura e propriedades. Sistemas em Solução Aquosa Soluções verdadeiras soluções coloidais e suspensões. Solubilidade. Concentração das soluções. Aspectos qualitativos das propriedades coligativas das soluções. Ácidos, Bases, Sais e Óxidos: definição, classificação, propriedades, formulação e nomenclatura. Conceitos de ácidos e base. Principais propriedades dos ácidos e bases:
indicadores, condutibilidade elétrica, reação com metais, reação de neutralização. 5. Transformações Químicas e Energia – Transformações químicas e energia calorífica. Calor de reação. Entalpia. Equações termoquímicas. Lei de Hess. Transformações químicas e energia elétrica. Reação de oxirredução. Potenciais padrão de redução. Pilha. Eletrólise. Leis de Faraday. Transformações nucleares. Conceitos fundamentais da radioatividade. Reações de fissão e fusão nuclear. Desintegração radioativa e radioisótopos. 6. Dinâmica das Transformações Químicas – Transformações Químicas e velocidade. Velocidade de reação. Energia de ativação. Fatores que alteram a velocidade de reação: concentração, pressão, temperatura e catalisador. 7. Transformação Química e Equilíbrio – Caracterização do sistema em equilíbrio. Constante de equilíbrio. Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH. Solubilidade dos sais e hidrólise. Fatores que alteram o sistema em equilíbrio. Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano. 8. Compostos de Carbono – Características gerais dos compostos orgânicos. Principais funções orgânicas. Estrutura e propriedades de Hidrocarbonetos. Estrutura e propriedades de compostos orgânicos oxigenados. Fermentação. Estrutura e propriedades de compostos orgânicos nitrogenados. Macromoléculas naturais e sintéticas. Noções básicas sobre polímeros. Amido, glicogênio e celulose. Borracha natural e sintética. Polietileno, poliestireno, PVC, Teflon, náilon. Óleos e gorduras, sabões e detergentes sintéticos. Proteínas e enzimas. 9. Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente – Química no cotidiano. Química na agricultura e na saúde. Química nos alimentos. Química e ambiente. Aspectos científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à obtenção ou produção de substâncias químicas. Indústria Química: obtenção e utilização do cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico. Mineração e Metalurgia. Poluição e tratamento de água. Poluição atmosférica. Contaminação e proteção do ambiente. 10. Energias Químicas no Cotidiano – Petróleo, gás natural e carvão. Madeira e hulha. Biomassa. Biocombustíveis. Impactos ambientais de combustíveis fósseis. Energia nuclear. Lixo atômico. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.

CIÊNCIAS HUMANAS

HISTÓRIA

1. História, fontes e historiadores; 1.1 Cultura e História; a diversidade do fazer e do pensar humanos e sua relação com a Natureza. 2. A Pré-História: economia, sociedade e cultura; 2.1 O Brasil pré-cabralino; 3. As relações entre poder e saber na Antiguidade Oriental e Ocidental e a busca pela compreensão e superação das dificuldades históricas. 3. As relações de poder na Idade Média Ocidental e Oriental e a importância da Igreja Católica na construção das suas concepções de mundo; 3.1 O mundo islâmico medieval; 3.2 A produção cultural no medievo. 4. A Modernidade com projeto histórico da sociedade europeia; 4.1 A formação do mundo moderno: O Renascimento, A Reforma e a conquista e colonização dos povos pré-colombianos e pré-cabralinos da América; 4.2 Violência e dominação cultural nas relações políticas entre colonizados e colonizadores. 5. Europa-África-América: A escravidão e sua inserção no mundo moderno. 5.1 A luta contra o seu domínio e sua contribuição para o crescimento do poderio europeu na gestão das riquezas e das concepções culturais de mundo. 6. O capitalismo e as suas relações históricas com a formação da burguesia. 6.1 Novas formas de saber e poder e mudanças na Europa. 6.2 A construção do liberalismo na política e na economia. 7. As resistências contra a colonização dos europeus e lutas políticas nas Américas. 7.1 As influências das ideias liberais e as crises do antigo regime. 8. O Brasil e a formação do Estado Nacional. 8.1 Autoritarismo e escravidão, hierarquias sociais e revoltas políticas no período de Império. 9. A modernização da sociedade ocidental e sua expansão. 9.1 O impacto das invenções modernas e a crítica às injustiças do capitalismo. 9.2 O político-cultural e suas renovações: Romantismo, Socialismo e Anarquismo; 9.3 Produção cultural no Brasil do século XIX. 10. A expansão do mundo capitalista: o neocolonialismo e a opressão cultural: América, África e Ásia. 10.1 Os preconceitos científicos e as contradições do progresso. 10.2 As relações entre saber e poder no século XIX. 11. As relações históricas entre o abolicionismo e republicanismo no Brasil. 11.1 A busca de alternativas políticas e os ensaios de modernização nos centros urbanos. 12. As primeiras décadas republicanas no Brasil. 12.1 Oligarquias e resistências. Insatisfações e modernismos. 12.2 O movimento operário e suas primeiras organizações e greves. 13. A primeira metade do século XX. 13.1 A I Guerra Mundial. 13.2 A Revolução Soviética. 13.3 O nazi-fascismo. 13.4 A Crise do capitalismo. 14. A modernização no Brasil e o autoritarismo político na primeira metade do século XX. 14.1 As dificuldades de construção da democracia e lutas dos trabalhadores. 15. A II Guerra Mundial e o fim dos impérios. 15.1 A descolonização da África e da Ásia. 15.2 Guerra Fria. 16. O mundo depois das guerras mundiais: as dificuldades, as utopias e as relações internacionais. 16.1 Produção cultural no século XX; 16.2 Resistências culturais e o crescimento tecnológico. 16.3 A globalização e a massificação cultural: o cotidiano e seu controle pelo poder hegemônico. 16.4 Tensões contemporâneas: o Oriente Médio, a América Latina e a África. 17. O regime militar no Brasil: violência, censura e modernização. 17.1 A luta pela democracia e suas dificuldades. 17.2 Produção cultural no Brasil do século XX; 17.3 Organização política e violências social e urbana e a consolidação do capitalismo. 17.4 O Brasil e as suas relações com a América Latina nos tempos atuais.

GEOGRAFIA

1. A Ciência Geográfica. 1.1 O objeto de estudo da Geografia. 1.2 Princípios e métodos de análise empregados na Geografia. 1.3 As aplicações dos conhecimentos geográficos ao estudo da Natureza e da Sociedade. 1.4 Atualidades geográficas. 2. A estrutura interna do planeta Terra (as geoesferas). 2.1 Os principais aspectos e a importância da Litosfera para a sociedade. 2.2 A gênese e a evolução do relevo terrestre: agentes endógenos e exógenos. 2.3 A compartimentação do relevo terrestre. 2.4 O relevo e a ocupação humana do espaço geográfico. 2.5 O relevo brasileiro. 2.6 Os domínios morfoclimáticos. 3. A circulação geral da atmosfera terrestre. 3.1 As relações Terra-Sol. 3.2 Alterações climáticas, efeito estufa, chuva ácida e camada de ozônio. 3.3 O clima urbano. 3.4 As principais características climáticas do território brasileiro. 3.5 Os grandes domínios climato-botânicos do Brasil e do mundo. 3.6 As ações humanas sobre a cobertura vegetal. 3.7 Os solos: características e tipos. 3.7 As ações antrópicas e os solos. 3.8 A erosão dos solos. 3.9 O fenômeno da desertificação. 4. Os domínios naturais e as relações com o ser humano. 4.1 Os principais aspectos dos grandes domínios naturais do Brasil. 4.2 O impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. 4.3 Os recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. 4.4 Os recursos hídricos. 4.5 O uso e a conservação dos recursos naturais. 5. Características e transformações das estruturas produtivas do espaço geográfico. 5.1 A agricultura no mundo atual e as políticas agrícolas. 5.2 As diferentes formas de organização da produção. 5.3 O sistema econômico capitalista. 5.4 O socialismo e as suas diferentes experiências nos diversos continentes. 5.5 A China no cenário geoeconômico mundial. 5.6 A economia agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro, a mineração, a economia cafeeira, a borracha na Amazônia. 5.7 A industrialização brasileira. 6. A formação territorial brasileira. 6.1 A produção do espaço no Brasil colonial. 6.2 A dinâmica populacional no território brasileiro. 6.3 A população brasileira: etnias, gênero e diversidade. 6.4 A caracterização geográfica das grandes regiões brasileiras. 6.5 As políticas de reordenamento territorial. 6.6 A urbanização no Brasil. 6.7 O Brasil e a questão agrária. 7. As formas de organização social no espaço geográfico brasileiro. 7.1 Os Direitos Humanos, Políticos e Sociais do cidadão brasileiro na Constituição da República Federativa do Brasil. 7.2 Os deveres do cidadão brasileiro. 7.3 A Organização do Estado brasileiro. 8. A Geopolítica e os conflitos nos séculos XX e XXI. 8.1 As principais áreas de tensão no mundo atual. 8.2 A Infraestrutura e o desenvolvimento do espaço geográfico nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. 8.3 A Economia Mundial e a Globalização. 8.4 A questão ambiental e o desenvolvimento sustentável. 9. Principais aspectos físico-geográficos e geoeconômicos das Américas, África e Eurásia. 10. A produção do espaço geográfico pernambucano. 11. A representação cartográfica dos fatos geográficos. 11.1 As projeções cartográficas, as escalas e os principais tipos de mapas. 11.2 Aplicações das
tecnologias modernas à Cartografia e à Geografia. 11.3 A análise geográfica dos mapas temáticos.

FILOSOFIA

1. A CONDIÇÃO HUMANA. 1.1 Traços característicos da humanidade. 1.2 A Cultura e os Modos de Vida. 1.3 A Linguagem Humana. 2. O PENSAMENTO MÍTICO. 2.1 Conceito de Mito. 2.2 Funções do Mito. 2.3 O Mito no Mundo Atual. 3. O CONHECIMENTO FILOSÓFICO. 3.1 A Gênese do pensamento filosófico. 3.2 O Pensamento grego. 3.3 A Filosofia como o mais alto grau de conhecimento. 4. A CONSCIÊNCIA CRÍTICA E A FILOSOFIA. 4.1 Filosofia e Reflexão. 4.2 Reflexão e Sabedoria. 4.3 A filosofia na história. 5. A CULTURA . 5.1 A dimensão cultural do humano. 5.2 O homem como ser cultural. 5.3 Elementos fundamentais da cultura. 6. OS VALORES SOCIAIS. 6.1 A natureza social do homem. 6.2 Os problemas político e social. 6.3 Problema da origem do Estado. 7. A LÓGICA. 7.1 Panorama histórico. 7.2 Principais características da lógica. 7.3 Tipos de argumentação. 8. A MORAL E A ÉTICA. 8.1. Reflexão sobre a Moral. 8.2 Consciência Moral. 8.3 Natureza e Moralidade. 9. CONCEPÇÕES DE POLÍTICA . 9.1 Concepções da Vida Política. 9.2 O Homem, a sociedade e a política. 9.3 Cidadania e Política. 10. A DEMOCRACIA. 10.1 A questão democrática. 10.2 O Estado Democrático. 10.3 A sociedade democrática. 11. O PARADIGMA DA MODERNIDADE. 12. A LIBERDADE HUMANA.

SOCIOLOGIA

1.CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIOLOGIA: 1.1 Conceitos; 1.2 Surgimento da Sociologia; 1.3 Desenvolvimento da Sociologia; 1.4 Objeto de estudo da Sociologia; 1.5 A Sociologia no Brasil. 2. FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA: 2.1 Relações sociais: sociabilidades e socialização; 2.2 Processos sociais: definições e classificações; 2.3 A relação indivíduo e sociedade: objeto de estudo da Sociologia; 2.4 Status e Papel Social. 3. CULTURA E SOCIEDADE: 3.1 Homem, cultura e sociedade; 3.2 Identidade cultural; 3.3 Elementos da cultura; 3.4 Processos culturais. 4.COMUNIDADE E SOCIEDADE: 4.1 Conceitos e diferenças; 4.2 Comunidade e instituições sociais. 5. DESIGUALDADES SOCIAIS: 5.1 Formas de desigualdades: as castas, os estamentos e as classes sociais. 5.2 Diferença, diversidade e desigualdades: gênero, sexualidade e relações étnico-raciais. 5.3 Desigualdades sociais no Brasil: Fome, pobreza, raça e classes sociais.

Bons estudos!