Tags

, ,

Foi em 15 de outubro, no ano de 1827, que o imperador D. Pedro I criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas “escolas de primeiras letras”. A primeira comemoração de um dia dedicado ao professor só aconteceria 120 anos depois, em 1947.

Em São Paulo, na pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada. A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar em outubro de 1963.

O Decreto Federal 52.682, de 1963, define a razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Consideramos que o dia do PROFESSOR é todo dia, mas a sociedade resolveu eleger um determinado dia para homenageá-lo. Contudo, em diferentes países, esse dia se diferencia segundo os costumes e calendários utilizados no desenvolvimento do processo de escolarização. A UNESCO e diversos países homenageiam o Professor no dia 08 de Outubro; a Índia, no dia 08 de Setembro; a China, no dia 10 de Setembro; o México, no dia 15 de Maio; a Argentina, no dia 11 de Setembro; o Chile, no dia 16 de Outubro; o Uruguai, no dia 22 de Setembro; o Paraguai, no dia 30 de Abril; os Estados Unidos da América, na terça-feira da
primeira semana completa de Maio; a Tailândia, no dia 16 de Janeiro etc.

Os professores do Esquadrão do Conhecimento desejam um feliz dia para todos os professores!

(com informações da Assessoria de Comunicação do MEC)

Para mais informações:

http://www.confef.org.br/revistasWeb/n21/09-15_DE_OUTUBRO.pdf