Tags

, , , ,

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sedia a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco no próximo dia 15 de outubro. A inauguração da Semana, marcada por atividades em todo o Estado, será às 16h no Campo de Futebol da Universidade, que comemora, este ano, um século de história.

O evento é gratuito e voltado a pessoas de todas as idades, com destaque para crianças e jovens, que terão contato com ciência e tecnologia em com o despertar para a atitude científica, a criatividade a inovação. A programação inclui demonstração de experimentos, lançamento de foguetes, resultados de pesquisas, exibição de animais, bonecos gigantes e atrações culturais.

Na movimentação de abertura, haverá a tradicional Caravana da Ciência, do Espaço Ciência, em parceria com pesquisadores da UFRPE, do Instituto Oceanário e de outras instituições. Nesse espaço, o público poderá conhecer produtos de experiências científicas, jogos, observar a estrutura de animais como tubarões, tartarugas marinhas, pinguim e baleia, além de se aproximar do mundo da astronomia, por meio de observação em telescópio e do lançamento de foguetes.

O Espaço Ciência, com apoio de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Representação Regional do Ministério de Ciência e Tecnologia (Rene), Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, também traz a Caravana dos Notáveis Cientistas Pernambucanos. Trata-se de microônibus onde serão expostos bonecos de 18 dos chamados notáveis cientistas pernambucanos, com apresentação de suas biografias e experimentos relacionados.

A equipe de pesquisadores da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEAD-Tec) da UFRPE apresenta a Caravana EAD, que tradicionalmente visita os polos de Educação a Distância da UFRPE por meio de ônibus interativo equipado com materiais de experimentos em Física e outras áreas.

Pesquisadores da UFRPE, entre professores e estudantes, também apresentam suas produções científicas, com destaque para os projetos de grupos como os do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes e dos diversos cursos da Instituição. Alunos e docentes envolvidos nos programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), de Iniciação Científica (Pibic e PIC) também apresentam suas pesquisas, que têm circulado o País nos eventos de divulgação científica.

Representantes de diversas instituições envolvidas com C&T participarão da abertura da Semana na UFRPE, incluindo os já citados Espaço Ciência, CNPq, Facepe, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), prefeituras municipais, colégios, entre outras entidades.

Para animar a programação, haverá apresentação do grupo Mazurca de Agrestina (PE) e do Cavalo-Marinho do município de Aliança (PE), formado por estudantes da Escola Estadual Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Mello, além de atrações como uma fazendinha, com monitores dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFRPE.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia, com apoios regionais.

Fonte: Site da UFRPE