Tags

, , , ,

Depois de tantos esforços e tempo dedicado aos estudos, o fera deve ficar atento para não marcar bobeira justamente no dia da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro de 2012. Existem situações que podem gerar problemas ao estudante, ou até mesmo a desclassificação, no decorrer da prova. Por isso, atenção:

  • Não esqueça de levar um documento com foto. A apresentação é obrigatória para a realização das provas.
  • Leia e confira atentamente o Caderno de Questões, o Cartão de Respostas e a Folha de Redação antes de começar a responder o exame. Qualquer dúvida, contate o fiscal de sala. Não rasure o cartão de respostas, ele não pode ser substituído por outro.
  • O fera deve lembrar que as canetas esferográficas devem ter tinta preta e embalagens transparentes. Não serão permitidas canetas fora desse padrão.
  • Qualquer consulta ou comunicação com outros participantes durante a realização das provas será considerada como a famosa “fila”, o que pode gerar a eliminação do candidato.
  • O estudante não deve portar nenhum dispositivo eletrônico ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. Além disso, também não será permitido o manuseio de lápis, lapiseiras, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações.
  • Não utilize óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro e similares durante o exame. Eles não são permitidos.
  • Armas nem pensar! Mesmo com documento de porte, as armas de qualquer espécie estão vetadas da sala de provas.
  • Cuidado com a hora! Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a realização das questões em razão de afastamento do estudante da sala de provas ou para preenchimento do Cartão-Resposta ou Folha de Redação.
  • Só faça anotações relativas às suas respostas nos meios permitidos durante a realização do Enem.
  • Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador pode gerar desclassificação. Ausentar-se definitivamente antes de decorridas duas horas do início da prova, também.

E lembre-se: os portões dos locais de prova serão aberto às 12h00 e fechados às 13h00 (horário de Brasília). Por isso, o fera não deve sair de casa com o horário apertado. Sempre há risco de engarrafamentos e outros imprevistos. Caso não conheça com exatidão o local onde fará o exame, agende um dia, antes do Enem, para fazer o reconhecimento da área. Não deixe para “achar” o local no dia da prova.

Fonte: Diário de Pernambuco; Edital ENEM 2012