Tags

, , , , ,

Olá Feras!!

Nesta reta final, é comum lembrarmos de que as aulas do 3º ano estão acabando, a responsabilidade de entrar na universidade, pensar na carreira profissional, curtir mais os amigos do colégio… Enfim, muita coisa para um jovem, mas é a realidade que todos vocês passam e toda a equipe do Esquadrão também já passou.

Faz parte da vida!

Entretanto, para conseguirmos entrar na universidade (Pública), temos que ser aprovados no vestibular, tirar uma excelente nota no ENEM, para garantir a vaga! Partindo disso tudo, fica a dúvida: O que devo estudar? Falta tão pouco tempo…

A menos de dois meses para a prova, cerca de 5,7 milhões de pessoas farão a prova do ENEM, que acontecerá no dia 3 e 4 de novembro. O que deve ser focado no momento? Revisar os conteúdos ou aprender aquilo que não consegui em quase um ano letivo (e as vezes, em quase 3 anos, contando com todo o seu ensino médio)?

Ficam as dicas:

  • tentar conhecer ao máximo a prova. É importante ver o estilo da prova, resolver as questões, aplicando o conhecimento que você aprendeu com o que é explorado na prova.
  • a prática também deve ser o foco dos estudos nos próximos meses. Como a sua prática é resolver exercícios e simulados, está na hora de começar a cronometrar e fazer simulados. Mesmo que o seu colégio não realize mais simulados, separe algumas provas anteriores e marque o tempo (4:30 hs) para resolver a prova de ciências humanas e da natureza, por exemplo. Assim, você conseguirá administrar o seu tempo no ‘grande dia’.
  • tentar ler e escrever o máximo que puder. Um dos pontos mais importante de toda a prova do ENEM, independente da área é a interpretação de texto. Um bom treino é fazer resumos esquemáticos das matérias. Além de fixar o conhecimento, o estudante acaba treinando a interpretar aquilo que sabe.
  • leitura de jornais e revistas é indispensável. Com a leitura de artigos e revistas você estará mais informado, uma vez que as redações do Enem sempre cobram temas sociais, por isso é importante estar atento aos assuntos que são falado na imprensa, desde o início do ano.

Confira a seguir algumas dicas do que estudar em cada área cobrada no exame

Baseado no portal do Guia do Estudante.