Tags

, , , , , ,

Olá Feras!!

Nosso post sobre filmes fez tanto sucesso que resolvemos publicar mais filmes para vocês assistirem e aprenderem um pouco mais. Tentaremos ampliar a lista para as diferentes áreas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens).

Não se esqueça de que:

  • Muitos filmes misturam realidade e ficção. Então como saber separar as informações? Uma das dicas é fazer anotações e, depois, compará-las com os livros e as apostilas;
  • Você, FERA, tem de ver as histórias como estímulos, como uma referência para estudar. Verificando o que é ficção e o que é história;
  • Nas áreas como física, química e biologia, recomendamos também assistir às séries e documentários em canais de TV paga, como History Channel, Discovery Channel e National Geographic. Muitos dos documentários transmitidos nesses canais são encontrados em locadoras e grandes livrarias como Saraiva e Livraria Cultura, que também vendem DVD’s.

Vamos para as novas sugestões:

Trabalho Interno (2010)

Sinopse: Em 2008, uma crise econômica de proporções globais fez com que milhões de pessoas perdessem suas casas e empregos. Ao todo, foram gastos mais de US$ 20 trilhões para combater a situação. Através de uma extensa pesquisa e entrevistas com pessoas ligadas ao mundo financeiro, políticos e jornalistas, é desvendado o relacionamento corrosivo que envolveu representantes da política, da justiça e do mundo acadêmico.

Assuntos: crise econômica atual, explicando de modo didático o sistema financeiro mundial e como a crise se desenvolveu da Islândia aos Estados Unidos.

Trailer: 

Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global visto do lado de cá (2006)

Sinopse: Documentário brilhante feito a partir de uma entrevista  com Milton Santos, pouco antes de sua morte em 2001. Milton foi  um dos maiores pensadores mundiais. O documentário mostra os bastidores e consequências da Globalização no Brasil, na América Latina e no Mundo. Debate-se os movimentos sociais, na luta contra o liberalismo, que venceram o poder da corrupção. Propõe novas maneiras inspiradoras de se combater a informação deturpada da mídia, mostrando atitudes que tiveram êxito. Participações de grandes pensadores como José Saramago e Eduardo Galeano.
Assuntos: reflexões feitas pelo geógrafo brasileiro sobre a globalização e seus efeitos negativos para os países mais pobres

Dica*: Veja documentário completo no Youtube

Joana D'Arc (1999)

Sinopse: Em 1412, nasce em Domrémy, França, uma menina chamada Joana (Milla Jovovich). Eram tempos árduos, pois a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra se prolongava desde 1337. Em 1420, Henrique V e Carlos VI assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte de seu rei a França pertencerá a Inglaterra. Porém, ambos os reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países, mas tem poucos meses de idade e Carlos (John Malkovich), o delfim da França, não deseja entregar seu reino para uma criança. Assim, os ingleses invadem o país e ocupam Compiègne, Reims e Paris, com o rio Loire detendo o avanço dos invasores. Carlos foge para Chinon, mas ele deseja realmente ir para Reims, onde por tradição os soberanos franceses são coroados, mas como os ingleses dominam a região, isto se torna um problema. Até que surge Joana que, além de se intitular a “Donzela de Lorraine” tinha uma determinação inabalável e dizia que estava em uma missão divina, para libertar a França dos ingleses, o que seria o início do seu fim.

Assuntos: o filme retrata a figura de Joana d’Arc, e conta um pouco sobre o  nacionalismo francês.

Caramuru - A invenção do Brasil (2001)

Sinopse: Em 1º de janeiro de 1500 um novo mundo é descoberto pelos europeus, graças a grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive em Portugual o jovem Diogo (Selton Mello), pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, por ser enganado pela sedutora Isabelle (Débora Bloch), acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Mello). Mas a caravela onde Diogo está acaba naufragando ele, por milagre, consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá ele conhece a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga) com quem logo inicia um romance temperado posteriormente pela inclusão de uma terceira pessoa: a índia Moema (Déborah Secco), irmã de Paraguaçu.

Assuntos: expansão marítima e comercial; descobrimentos; conquista da América; Brasil pré-colonia

Diário de Motocicleta (2003)

Sinopse: Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicana que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

Assuntos: vida de Che Guevara, desigualdades socioeconômicas da população sul-americana, lepra, América do Sul

O que é isso companheiro? (1997)

Sinopse: O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

Assuntos:  Ditadura militar e suas conseqüências para a sociedade brasileira, uso da música como forma de protesto.

Por hoje é só!! Até o próximo post!